Coletânea: The Smashing Pumpkins
Formada em 1988 em Chicago, a banda The Smashing Pumpkins tem, de uma maneira ou de outra, influenciado as gerações que cresceram nos últimos 20 e poucos anos com um som que sabe aproveitar tendências distintas, sempre em constante nomadismo entre o mainstream e o lado B do rock. Assim como sua sonoridade é plural (além da formação da banda, que está em constante mudança ao redor de Billy Corgan), sua videografia também aproveita diferentes vertentes da arte a cada produção, sempre criando um retrato interessante da juventude da época – principalmente nos anos 90. Confira agora alguns dos destaques nesta coletânea especial.
1979 (1996) – Com direção da dupla Jonathan Dayton e Valeria Faris, esta produção se tornou um dos ícones dos videoclipes dos anos 90, ao registrar o tédio da juventude suburbana americana da época, uma geração sem causa ou luta e já cansada do consumismo e pós-modernismo. Dizem que é o clipe favorito de Billy Corgan.
Tonight, Tonight (1996) – No mesmo ano que 1979, a banda lançou outro clipe dirigido pela mesma dupla que também marcou época. Inspirado no Viagem à Lua de Georges Meliès e os filmes lançados no início dos 1900 pela Pathé Films, o vídeo narra uma aventura fantasiosa em belíssimos cenários e fotografia.
Ava Adore (1998) – Um interessante plano-seuqência mostra a câmera se movendo em uma mesma velocidade aparente, enquanto as cenas alternam entre movimentos mais rápidos e mais lentos. A dupla inglesa Dom and Nic ficou a cargo da árdua direção e o resultado é outra produção memorável dos Pumpkins.
Bullet with Butterfly Wings (1995) – Inspirados pelo trabalho do brasileiro Sebastião Salgado e suas fotos com os mineradores de Serra Pelada, a banda e o diretor Samuel Bayer criaram um videoclipe intenso, com uma pegada glam e vibe de filmes de zumbis. (Gente, se alguém achar um link melhor para o vídeo, por favor, nos avise!)
Today (1993) – O francês Stéphane Sednaoui abusou das cores características da primeira metade dos anos 90 e muita sexualidade para apresentar ao mundo este vídeo – um dos primeiros sucessos comerciais da banda. O clipe contrasta a inocência da figura do carro de sorvete com a libido dos tantos casais vistos ao longo da produção, mais uma vez retratando o feeling adolescente em sua melhor forma.
Veja mais coletâneas de videoclipes ou leia mais sobre Smashing Pumpkins no Música Pavê