Mano Cappu – Igreja Branca
Mano Cappu roteirizou o clipe de Igreja Branca, que ele lançou exatos onze anos após ter sido preso por um crime que não cometeu (e ter passado 18 meses encarcerado). Na produção, ele comenta não a sua prisão, mas um fenômeno crescente no Brasil: O uso da fé como ferramenta de controle e de exploração.
Com direção de Thiago Daher, o vídeo mostra um homem branco engravatado com grande fluência nas práticas violentas e abusivas. Ele é, então, confrontado por uma figura personificada por uma mulher preta, que representa algo abstrato que o espectador interpretará à sua maneira. Ela pode ser a verdade que liberta, a própria fé ou qualquer conceito desse universo. À luz da cruz, literalmente, ela devolve às pessoas o que lhes foi tirado.
É absolutamente relevante em um país que observa livremente a deturpação das crenças para projetos de poder, ainda mais um que mantenha o status quo da colonização. O clipe é certeiro em comunicar com eficácia, ainda que deixe a margem ideal para interpretações.
Avaliação MP: 4/5
Curta episódio do Pós-Jovem com Mano Cappu