Guia Pavê de Festivais: Nômade 2022
Todo festival é uma bela oportunidade de conhecer novas bandas, ou poder ver ao vivo pela primeira vez alguém que você já ouviu falar – isso, é claro, além dos tais headliners – os nomes que ocupam as posições privilegiadas nos cartazes que anunciam a programação do evento.
E mesmo quem não puder comparecer aos shows, pode se aproveitar da curadoria caprichada do festival para acumular novos favoritos. Por isso, o Música Pavê compila dicas do que os eventos ao redor do Brasil oferecem de melhor para além de suas atrações principais.
Nômade Festival
Quando?
14 de maio
Onde?
Memorial da América Latina, em São Paulo
Na Programação:
Caetano Veloso | Duda Beat | Iza | Majur
Ingressos:
Pela plataforma Ticket360 – esgotados.
Gilsons
Com apenas quatro anos de existência, o trio Gilsons já é um dos principais nomes da nova geração da MPB. E esse nome vem carregado de uma ancestralidade de peso, já que o grupo é formado por um filho e dois netos de Gilberto Gil. Toda a baianidade da música da banda vem acompanhada de melodias doces e vocais de quem canta com sorriso na boca. No Nômade, a banda se apresenta no fim da tarde, levando seu som solar ao evento. (Guilherme Gurgel)
Tuyo
O trio vem de uma crescente impressionante ao longo dos anos. Após passagens pela South by Southwest (SXSW), uma das maiores feiras de música do mundo no Texas (EUA), e pelo Grammy Latino de 2022, com indicação de “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”, a banda agora anunciou sua participação no Primavera Sound Pro 2022, em Barcelona. Com um currículo desse nível, não se espera menos que um super show do trio paranaense no palco FYS do Nômade Festival, a convite do Festival Bananada. (Lili Buarque)
Urias
Dona de um dos melhores discos de 2022 até o momento, a cantora apresenta uma performance completa em seus shows: espere por uma artista em pleno controle de palco, seja entregando os versos seguros de Diaba ou apresentando sensibilidade no quase hino Foi Mal. Dançarinas, luzes e figurino, hits e personalidade: uma potência pop em formação para saltos maiores. (Eduardo Yukio Araujo)
Bala Desejo
Com um dos candidatos a disco do ano até o momento, Bala Desejo é um supergrupo de artistas cariocas que esbanja brasilidade em seu som. Até mesmo em seu disco de estúdio, a sensação é de participar de uma grande festa carnavalesca de rua. Entrar na “Kombi do Bala Desejo” – que é como os artistas descrevem seu show – é uma experiência que vale recomendada para todos que acumularam muita energia durante estes últimos anos pandêmicos e estão prontos para gastá-la. (Nuno Nunes)
Pluma
Nas primeiras horas da tarde de sábado, o quarteto paulistano recebe quem chega cedo ao festival com um som que costura pop, jazz e rock psicodélico. Ainda sem um álbum de estreia, mas com dois EPs que mostram bem o frescor que o grupo traz à música brasileira, este é um ótimo momento para se deixar levar pelo som de Pluma e observar de perto os importantes passos que a banda dá. (Thaís Ferreira)