Cinco Artistas que Mostram que o Melhor Pop Hoje Tem Raízes Latinas

melly

Não é arriscado afirmar que, de uns anos pra cá, a música pop não recebeu maior influência do que a dos ritmos caribenhos, principalmente o reggaeton e o dancehall. Tem a ver com Rihanna e seu Work, com o que Major Lazer ajudou a proliferar ao redor do globo e, principalmente, pela popularidade de gente como Bad Bunny e J Balvin. A questão é que, se de vinte em vinte anos as tendências reaparecem, vivemos hoje no pop (mainstream ou não) o mesmo momento que Carlos Santana, Ricky Martin e Shakira protagonizaram há duas décadas.

Prova disso é a quantidade imensa de bandas e artistas que contactam o Música Pavê toda semana, dos mais diversos países, com um som com inspirações, às vezes até indiretas, nos sons latinos e outras que emulam explicitamente aquilo que é feito em nosso continente. De todo o material que recebemos, eis alguns dos destaques que nos ajudam a mapear um pouco da influência dos ritmos latinos na música global de hoje.

Portusclan El Tigre

Nascido em Cuba e residente em Roma, Yasser Portuondo Daudino trabalha os sons caribenhos cantados não só em espanhol, mas também em italiano. Suas faixas divertidas e ensolaradas combinam muito bem com o verão que o Velho Mundo vive hoje. O destaque é para seu último single, Capuchino.

Bibzo

Por falar em verão, Bibzo se autodenomina um “Ragga MC” que explora hoje outras ambientações do pop eletrônico em seu som. Ele não especifica onde, mas diz ter nascido em um país africano e reside atualmente na França. Essa mescla toda gerou On Essaie, cujo videoclipe explicita as intenções hedonistas e veraneias do lançamento.

Wildly

A cantora e produtora norueguesa, adepta do movimento de gravar em casa, não precisa nem citar os sons latinos como influência – percebemos os ritmos e timbres tidos como “contemporâneos” ou “tendências” incorporados ao seu som. Mas conhecemos essas raízes e logo identificamos essas referências na música caprichada (e deliciosa) que ela faz, como o novíssimo single Jealous.

Dynamite

Eis também um filho legítimo da música caribenha, já que Joel Tyrill, a pessoa por trás da alcunha Dynamite, nasceu e reside em São Vicente e Granadinas. Sua música logo atravessou oceanos e o levou a grandes festivais e rádios ao redor do mundo, em diálogo com a alta popularidade dos estilos com os quais ele dialoga. Mamacita é seu single mais recente.

Melly

Fecha a lista uma cantora baiana que trabalha um som caprichadíssimo e todo enraizado na música brasileira. Ao trazer suas referências a um plano mais contemporâneo (o que ela chama de R&B brasileiro), eis que faixas como Azul encontram espaço merecido em playlists que apresentam a percussividade e toda uma vibe calorosa que combina perfeitamente com os sons feitos por todo o continente – e muito além dele, como essa breve lista aponta.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.