Roseane Santos + Luciano Faccini – Nos Últimos Graus
Sairá na terça (17) o single Nos Últimos Graus, reunião da curitibana Roseane Santos com Luciano Faccini (da banda Ímã). Um dia antes, o Música Pavê traz a arte da capa em primeira mão.
Ela é assinada pelos artistas Miro Spinelli e Cochilo, que foram às raízes da faixa para encontrar suas mesmas inspirações. O samba funk Nos Últimos Graus traz em sua letra um poema astrológico escrito por Faetusa Tirzah. De alguma forma, tudo isso está presente na arte, em ritmo, cores e traços.
“Para a composição visual do projeto, desenvolvemos um conceito geral baseado na colagem e sobreposição de elementos e texturas”, contam os artistas, “tínhamos vontade de incorporar a visualidade analógica e manual da anotação astrológica que deram origem aos textos usados como base para as canções, sem exatamente reproduzir os hieróglifos em si. Os desenhos, apesar de inspirados em coisas, foram feitos de modo a estarem entre o figurativo e o abstrato, buscando um estranhamento, ou uma indefinição na leitura dessas formas que convida quem vê a compor junto com a imagem. Com isso, fomos expandindo a iconografia dos símbolos com desenhos originais da Cochilo e composição digital que fizemos juntas. Envolveu muitas versões, lapidações, estudos de cor, sensações e experimentos até chegarmos nessa versão. Nos interessou uma estética da anotação de processo, do inacabado, errante, experimental”.
Nos Últimos Graus estará presente em Livro Vivo, disco que será lançado pelo coletivo paranaense Queda Livre, com recursos da Lei Aldir Blanc junto à Fundação Cultural de Curitiba.