Duran Duran – INVISIBLE
Uma inteligência artificial modelada com base nos processos cognitivos e emocionais dos humanos. Poderia ser a premissa do clipe, mas é, na verdade, a maneira com que Duran Duran escolheu produzir seu INVISIBLE.
Na tela em proporção 4×3, as cenas parecem promover o encontro do surrealismo com a vaporwave, expandindo formas da natureza com cores que nossa mente contemporânea entende como pertencentes ao mundo digital. Em outros momentos, lembra pinturas impressionistas, até mesmo com suas pinceladas.
Feito por uma máquina que, embora seja treinada para identificar pensamentos e sentimentos, não sente, é uma obra que conta ainda mais do que de costume com a interpretação do espectador, que reagirá aos estímulos visuais que acompanham a música com o subjetivismo que só os humanos possuem.
Vem como um projeto pioneiro na “união de artistas em planos de existência diferentes”, o que é bonito e poético por si só. É um ótimo vídeo para tudo o que um clipe se propõe a ser, e um formato que, por ainda estar em seus primeiros passos, tem tudo para se aperfeiçoar ainda mais no futuro – talvez em uma compreensão melhor das reações humanas justamente com base na experiência de INVISIBLE.
Avaliação MP: 4/5
Curta mais de Duran Duran no Música Pavê