Conheça: As Despejadas
Ariadne Matos (percussão), Lidia Lidia Lidia (voz e violão), Nataly Ferreira (voz e violão) e Vitória Silva (voz e percussão) dão corpo ao grupo As Despejadas. Alicerçada sobre ritmos brasileiros, com foco na voz e na percussão, a banda paulista (formada na periferia de Guarulhos) tem como referência a poesia brasileira e a musicalidade afro-brasileira.
Seu trabalho é permeado por nomes importantes dentro da cultura brasileira e mundial. O primeiro indício está no nome da banda, que carrega o legado da poeta Carolina Maria de Jesus e do seu excelente livro Quarto do Despejo. O primeiro disco d’As Despejadas, Soufrida Luta (2018) estampa no nome a presença de Frida Kahlo, além de apresentar símbolos e faces importantes em suas letras e brados que compõe as canções.
As Despejadas acredita que “cantar e tocar é uma maneira de construir diálogos sobre justiça e respeito às diferenças”. No clipe de Sonhos em Cativeiro, isso fica evidente. A composição escancara a dor causada pelo racismo e pela violência policial, mas também reforça o valor dos sonhos, do incentivo, da educação e da cultura como forma de elaborar um mundo mais justo.
O último lançamento d’As Despejadas, o single Erga-se, conta a história da força pela perspectiva da dor, sem negá-la. A canção potencializa a poética da banda, construindo um cenário no qual, a apesar da aridez, a voz e a bravura encontram espaço, rebentam o asfalto e dão espaço à vida.
Conheça outros novos artistas e bandas no Música Pavê