Rockologia: Pop Rock Irlandês

A história da Irlanda é marcada por guerras internas, lutas por independência e conflitos religiosos. Mas apesar de todos estes contratempos, o país ganhou relevância econômica e cultural no cenário global e o Rock local se desenvolveu auxiliando a nação a se reinventar – como já te contamos que aconteceu com ajuda do U2.

Muito antes disso, por volta de 600 a. C., os povos celtas que ocupavam aquelas terras deixaram o legado de sua música folclórica, muito apreciada pelo povo e que até hoje tem sua marca na cultura irlandesa. Essa herança cultural é muito importante em um país que precisou encontrar seu nacionalismo depois de tantos conflitos internos.

Durante os anos 70 do século passado, grande parte da população emigrou para outros países da Europa a fim de garantirem uma qualidade de vida melhor, e nesse contexto surgiram em Dublin bandas de Rock inspiradas pelos Beatles, formadas por jovens sedentos por uma mudança social interna.

Foi nessa década que cresceram os irmãos que formariam a banda The Corrs em 1990. Nascidos em Dundalk, Andrea, Caroline, Sharon e Jim observaram todo esse contexto e investiram em um pop rock sem medo de resgatar a influência celta – seja no violino, na flauta ou até mesmo em músicas tradicionais tocadas em seus shows.

O sucesso internacional do pop rock irlandês foi um fator decisivo para o reestabelecimento da identidade nacional, que após um período marcado por contradições e problemas internos, soube se reerguer e se tornar uma nação relevante no contexto mundial.

(Continue lendo mais sobre o papel da música na Irlanda)

The Coors – Only When I Sleep

Leia mais da coluna Rockologia

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.