Cinco Músicas Imperdíveis de 2019
Você provavelmente ouviu ao longo do ano as músicas selecionadas pelo Música Pavê como de maior destaque em 2019, e mais provavelmente ainda escutou algumas muitas vezes os grandes hits do ano. Mas tem aquelas faixas que, por um motivo ou outro, podem ter sido atropeladas e você acabou não conhecendo.
Justiça seja feita. Mais uma vez, o Música Pavê selecionou cinco músicas imperdíveis, sejam elas lado-B de discos, lançamentos menos pomposos ou mesmo faixas de nomes menos conhecidos, que acabam perdendo a prioridade na hora da audição.
(Veja também cinco músicas imperdíveis de: 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012)
Clarice Falcão – Horizontalmente
Mal Pra Saúde ganhou a atenção que merece, ofuscando um dos melhores momentos de Tem Conserto. Falando do conceito do álbum ainda mais do que a faixa-título, Horizontalmente fica em cima do muro entre o desabafo e o bom humor na hora de tratar o tema delicado, beirando o tabu, que é a depressão. Nela, o clima dançante encontra uma interpretação inerte, quase cansada da cantora, que soube explicar a falta de energia de maneira tão eficaz quanto cativante, o que faz com que ela seja uma das mais celebradas do show.
Curta mais de Clarice Falcão no Música Pavê
Bruna Mendez – Tropical
Pela segunda vez na semana, Bruna Mendez tem uma das faixas de Corpo Possível comemorada em uma lista aqui no site. Tropical enche os ouvidos com suas muitas transições e camadas, lembrando o clima de pop-brasileiro-de-banda-e-sintetizadores, do qual Mahmundi e Letrux são os maiores referenciais hoje em dia. Daquelas faixas que você pode indicar para qualquer amigo, sabendo que não curti-la beira o impossível.
Curta mais de Bruna Mendez no Música Pavê
Ari Lennox – BMO
Outro caso de música ofuscada por outras do disco, BMO se destaca no repertório de Shae Butter Baby e traz um clima R&B anos 2000 aos moldes de Destiny’s Child e Aaliyah – inclusive, com uma menção a More Than a Woman, da finada cantora, nos samples. Com produção caprichada e carisma de sobra, é uma música que aponta também um revival daquela época que inevitavelmente parece prestes a acontecer.
Curta mais de Ari Lennox no Música Pavê
Luísa e os Alquimistas + Luê – Garota Ligeira
Por falar em tendência, o disco Jaguatirica Print soube se impôr em 2019 como bastante referencial de um pop brasileiro que tem sido tão discutido aqui no Música Pavê. A parceria com Luê une o Rio Grande do Norte ao Pará, com clima tropical, belas vozes e uma enorme vontade que aqueles três minutinhos não acabe nunca. Haja repeat que dê conta de tanta qualidade.
Curta mais de Luísa e os Alquimistas e de Luê no Música Pavê
Lucas Gonçalves – Se Chover
Sabe o tal dos 45 do segundo tempo? Se Chover saiu no dia 13 de dezembro e fez com que toda essa lista fosse revista. Para quem não reconheceu o nome: Lucas Gonçalves já apareceu inúmeras vezes aqui no Música Pavê, seja à frente da banda Vitreaux, como integrante da queridíssima Maglore desde Todas as Bandeiras e tocando como apoio de outros artistas. E chegou a hora dele trabalhar em paralelo sob seu próprio nome, com um disco também chamado Se Chover (que sairá em 2020). Se depender da faixa-título, que reúne um clima Clube da Esquina em uma mentalidade contemporânea à la Fleet Foxes (duas comparações de muito respeito), ele já pode ser chamado de disco mais aguardado da temporada.
Veja também cinco músicas imperdíveis de: 2018 | 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012
Acompanhe o especial 2019 no Música Pavê