Jonnata Doll está “atento aos movimentos”
Jonnata Doll, como você bem pode imaginar, é a voz da banda Jonnata Doll & Os Garotos Solvente, que lançou recentemente seu terceiro álbum, Alienígena. Dando sequência ao legado de sua discografia, o grupo investe em um som embebido nos universos punk e pós-punk, uma estética quase nostálgica, para tratar de temas muito atuais.
Produzido por Fernando Catatau – cearense conterrâneo da banda -, seu processo de gravação visou “quebrar os padrões das melodias, dos vocais e da guitarra”, como Jonnata contou ao Música Pavê por telefone, na intenção de valorizar ao máximo a mensagem das faixas. Ele descreve a dinâmica como “um aprendizado de tentar aprender a compor melhor, evoluir a forma que fazemos música”.
São Paulo é um cenário vivo nas músicas, que retratam cenas ambientadas na paisagem urbana. Mais do que isso, elas contam histórias e situações acontecidas nas ruas e praças da cidade. “Eu escrevo sobre pessoas que eu vi passando pelo centro, que eu conheci me mudando de casa”, conta Jonnata, “quero estar atento aos movimentos para entender o que estamos vivendo hoje em dia”.
Fora isso, a capital paulista influenciou na estética das músicas. “A gente tem essas referências constantes não só inglesas e americanas, mas também brasileiras de bandas que faziam isso em São Paulo”, comenta ele, “como Os mutantes, a própria Tropicália e Belchior – a gente acabou se aproximando mais dos artistas que fizeram música aqui na cidade. E o disco ficou mais psicodélico, mesmo que a gente não tenha tanto dessa referência. Cresci ouvindo principalmente Ramones, mas também Legião Urbana e The Cure”.
“Aí tem a questão do conceito, da ideia de ruptura com um padrão de aceitabilidade comercial, ao mesmo tempo que Alienígena tem uma veia pop por ser direto, por ser [um disco de] canções mesmo”, revela Jonnata, ” e tem principalmente temática de ruptura com o status quo. A gente está vivendo uma estrutura de ficção científica. Mas quanto maior uma força, maior é a reação. E estamos respondendo à altura”.
No próximo 06 de setembro, Jonnata Dolls & Os Garotos Solventes faz show de lançamento de Alienígena em São Paulo, às 21h30 na comedoria do Sesc Pompeia.
Curta mais entrevistas no Música Pavê