Fotógrafo: Alejandro Annicharico
É difícil acreditar que Alejandro Annicharico fotografa profissionalmente há apenas dois anos. Seu currículo traz diversas campanhas de moda e exposições na Colômbia – seu país natal – e um trabalho com música que começa se destacar no mundo pop. Seu olhar que a formação em publicidade lhe deu revela uma preocupação natural com o contemporâneo, ao mesmo tempo que não se intimida com referências à pop art e influência direta de artistas do século passado, assim como sua experiência com moda é nítida em cada imagem. Convidamos ele para comentar suas fotos das cantoras Victoria Sur, Naty Botero e Camila López, e de quebra ele escolheu o Música Pavê para revelar uma foto inédita do músico Bruno Toro, que por sua vez nos deu a canção Camino de presente para os brasileiros.
Música Pavê: Quais os cuidados que você tem nas fotografias de músicos?
Alejandro Annicharico: Eu sempre tento me envolver muito com a música dos artistas que retrato, já que sem dúvida sua música é o reflexo de quem são e do que querem projetar ao mundo. É como fazer uma biografia de cada artista, a idéia que cada fotografia é, na verdade, um retrato de sua alma e mente, e os que vêem essas fotografias sentem, entendem e podem ver a conexão entre a música e as fotos.
MP: Qual é a diferença entre fazer fotos de música e fotos de outros temas?
Alejandro: Não vejo muita diferença entre fotografar música e moda, já que, quando você tem uma linha ou uma noção estética já levemente desenhada, não é complexo, você simplesmente faz a foto e pronto. Mas vendo de um ponto de vista menos teórico, retratar um artista é captar sua alma, enquanto a moda é apropriar-se da banalidade e apropriar-se dela… Espero que dê pra entender (risos).
MP: Você acha que a música tem influência no seu trabalho com fotografia de moda?
Alejandro: A música não é apenas a força-motora de minhas fotografias, mas também da minha vida. Todos os dias, eu acordo com uma canção e vou até o banheiro dançando e cantando. Minhas fotos são totalmente inspiradas pela música em todos os processos. Entre eles, estão envolvidos muitos músicos, entre eles PJ Harvey, Radiohead, Björk, Madonna, Juana Molina, Pixies e Sonic Youth, entre muitos outros. As canções e muito do que esses artistas querem dizer em suas músicas sempre me dão grande inspiração.
MP: Se você pudesse escolher um único artista para fotografar, quem seria?
Alejandro: PJ Harvey.
Fiz as fotos de Victoria Sur há dois anos e é uma das lembranças mais emotivas que tenho do começo de minha carreira. Ela acreditou em mim quando eu ainda não havia feito nada do que já fiz hoje e me deixou fotografá-la. Decidi procurá-la para fazer as fotos quando ouvi sua voz latina cheia de alma, que era pop sem pretensões de ser pop, ela não deixava de ser quem era para vender sua música. Era real, autêntica.
Por muito tempo, quis fazer fotos de Camila López até que ela veio a Bogotá (minha cidade), já que ela mora a seis horas, e, quando veio, ouvi sua versão de “Toxic” da Britney Spears, com uma pegada totalmente única, original e íntima, que nada parecia com a original. Ela é um dos melhores talentos de hoje na Colômbia e vai lançar seu primeiro álbum na metade do ano.
Naty Botero é uma artista totalmente eletrônica e pop. Quando fiz as fotos para seu álbum “Adicta”, decidi fazer algo mais rockeiro e com bastante atitude sem esquecer das raízes latinas que estão no álbum, desde salsa até música cubana, aí coloquei tudo isso em um liquidificador e saiu uma Naty totalmente orgânica e com a atitude que tanto a caracteriza.
Sua música é totalmente eletropop e quando nos reunimos para pensar em suas fotos, nos vieram coisas à mente como imagens de santos da época de Jesus e de Cindy Lauper. Era uma combinação bem estranha, mas queríamos fazer algo totalmente pictórico e surrealista que parecesse de outro mundo, e com esses elementos tínhamos em mente que íamos conseguir. E acho que conseguimos. Aqui está uma foto exclusiva dessa explosão criativa com Bruno Toro.
Clique aqui para baixar a canção Camino, de Bruno Toro, cedida com exclusividade para os leitores do Música Pavê (clique com o botão direito e selecione “Salvar como…”).
Lindas fotos! Parabéns pela entrevista Música Pavê.
Pingback: Fotógrafo: Alejandro Annicharico | Música Pavê | ZiiPe