Thiago Pethit – Orfeu
O centro de São Paulo é o personagem principal de Orfeu, primeiro clipe que Thiago Pethit dá ao ser Mal dos Trópicos. Assim como no disco, a metrópole serve de palco para muitas tragédias e romances enquanto o cantor evoca o referencial da Grécia antiga.
Com Camila Cornelsen na direção, o vídeo explora o voyeurismo das janelas e vidas desconhecidas que formam a paisagem urbana, brincando também com a justaposição do natural – da cidade como ela se encontra – e do encenado, e como o tableu vivant salta aos olhos nesse contexto.
A cidade é mais do que o espaço para o drone passear, mas a grande facilitadora das tantas ocasiões. Se enigmática e sedutora, ou fria em sua grandeza, São Paulo é a anti-heroína que antagoniza seus habitantes com tantas oportunidades, e mais tantas ilusões, de satisfazer seus desejos.
É voyeur também pensar que as pessoas nas ruas e em suas casas não sabem que estão sendo vistas, pela câmera ou pelo espectador. Toda a poesia é apoiada por interferências animadas e granulação, gerando imagens charmosas e o mesmo grau melancólico da canção.
Avaliação MP: 4.5/5
Curta mais de Thiago Pethit no Música Pavê