World Order – Space Walker
Há muitos paralelos entre a dança e o esporte. Em linhas gerais, os dois tem como base as técnicas e envolvem o domínio do corpo. Logo, faz um certo sentido o ex-lutador japonês Genki Sudo investir na dance music após se aposentar de sua carreira no esporte.
Sudo virou lenda em sua terra-natal e no mundo com seu estilo performático presente não só em suas entradas extravagantes e coreografadas, mas também no controle que tinha do seu corpo durante as lutas, misturando jiu jitsu com luta greco-romana em uma verdadeira dança no ringue.
Seu grupo World Order fez o excelente clipe Space Walker (2009) dirigido pelo próprio Genki Sudo, que mostra um happening pelas ruas de uma metrópole japonesa com a coreografia que simula como é caminhar sem gravidade. Uma segunda versão foi feita em Nova York no ano seguinte aproveitando ainda mais os cortes.
A frontalidade da câmera e a disposição em perspectiva do grupo transforma as cidades em palco para sua apresentação. Sua total apatia quanto às pessoas em volta, combinada com o figurino e o tempo diferente em que eles se movem, os transformam em figuras míticas em meio ao dia-a-dia da população.
Confira abaixo aos dois vídeos da música, um gravado no Japão e outro nos Estados Unidos, que comprovam que Sudo tem não apenas controle total sobre seus movimentos, mas tem ainda potencial inegável de entertainer.
Space Walker (versão original)
Space Walker (segunda versão)