Luísa Maita – Alento
Todo paulistano conhece todos os lugares comuns sobre a cidade, aqueles que as redes de televisão expõe em especiais nesta época do ano, já que São Paulo faz aniversário em 25 de janeiro. Para seu primeiro videoclipe, a bela Luísa Maita conseguiu fazer um retrato da metrópole sem ser romântica demais, mas revelando honestamente a pluralidade que a compõe.
Alento, dirigido por João Wainer, mostra a Sampa caótica com muitas linhas e cores, muitos elementos diferentes convivendo lado a lado. É a desarmonia de tantos edifícios e tantas referências estéticas quase opostas e o produto que tem-se disso tudo. Não é a cidade pseudo-européia, pseudo-novaiorquinna que alguns insistem em reproduzir, mas a metrópole onde o primeiro-mundo desaparece ao virar uma mera esquina.
A música e a bela voz de Luísa permitem a sobrevivência de olhos fechados que dança nas ruínas de um edifício com a vista feia de algum bairro qualquer, mas a vida com fones-de-ouvido permite achar beleza até nos aspectos mais mundanos da cidade.
Pingback: Luisa Maita — Alento | A identidade nova de Kosk Orr