Baleia – Volta
É sempre complicado colocar-se em perspectiva e contemplar todo um período de mudança na vida quando você está passando por ele. O eu-lírico em Volta parece estar nesse momento, de entender causas e consequências com verbos no passado e futuro para explicar sua condição presente – a mudança em si.
O videoclipe, dirigido por Kayhan Lannes Ozmen e Vicente Tigre, traz o ator Igor Angelkorte como o personagem que, no meio de sua jornada por um território desconhecido, tem a chance de testemunhar em terceira pessoa um ritual que envolve ele mesmo ao som e na presença do sexteto Baleia.
Com uma direção de arte que assume muito bem o tom teatral da obra, a câmera busca a frontalidade da ação como se também fosse espectadora daquela narrativa (o que, ao lado de uma montagem pouco dinâmica em alguns momentos, parece esfriar um pouco o tom grandioso da música – uma das de maior destaque em 2015). O tom espetacular, principalmente na visualidade, permanece inalterado, porém.
O clipe serve como prévia do lançamento do álbum Atlas, e, a julgar pela escolha de tê-lo como cartão de visitas da obra, podemos imaginar que ele terá esse tom de autorreflexão no mesmo grau – se não maior – do disco anterior. Sendo assim, mais uma vez, vale ouvir e ver não só na contemplação, mas repetindo o feito do personagem ao assumir o papel de espectador de si mesmo.
Avaliação MP: 4.5/5
Curta mais de Baleia no Música Pavê