Martin Stahl: A Nova Voz da França
Martin Stahl é um músico sueco radicado na França e que anda dividindo o palco com um dos cantores mais famosos do país no momento, Christophe Willem, com shows esgotados. Não é à toa que o Música Pavê escolheu o artista franco-sueco para dar um destaque esta semana, quando ele lança seu primeiro trabalho mundialmente, o EP Rise. O público francês conheceu Stahl por três canções publicadas na Internet. Ele se apresentou em pubs pequenos por Paris e outras cidades francesas até receber o convite de Willem para abrir os shows da turnê de 2016.
Numa pegada mais folk, com riffs bastantes melódicos, à la Damien Rice e Matt Corby, o cantor confirmou ao MP tais influências nos seus trabalhos: “Se eu fosse escolher dois artistas no momento para descrever minhas referências eu citaria estes dois, sim”.
Com um violão na mão, um pedestal na frente e milhares de pessoas sentadas assistindo à sua performance, Martin confessa que teve muitas dúvidas antes de aceitar o convite de Cristophe Willem. “Os estilos são diferentes e eu temia pelo fato da maioria do público dele não ter interesse em canções em inglês”, comenta ele, “mas está sendo um sucesso desde a primeira vez que pisei no palco, em Marselha”.
Aos que vão ouvi-lo pela primeira vez, a impressão que fica é que Martin Stahl é um cantor folk dos Estados Unidos, talvez pelo sotaque e pelo timbre da voz, e, quando questionado sobre se mudar para a terra do Tio Sam para expandir seu mercado musical, o músico conta uma história bem inusitada: “Eu conheci esta garota, Jéssica, que me fez uma proposta e eu fui à Nova York com meu guitarrista para dois shows, conhecemos muitas pessoas importantes da indústria musical de lá e acabamos agendando mais shows”.
Para quem gosta de coisas simples, como um violão e voz apenas, vai se identificar imediatamente com Martin Stahl ao ouvi-lo pela primeira vez. O EP “Rise” está disponível em seu site oficial.