Pesquisa sugere que música popular está menos inteligente
Ao longo desta semana, uma pesquisa tem gerado polêmica pela Web ao sugerir que a música popular está cada vez menos inteligente. Não que muitos não desconfiassem disso, mas Andrew Powell-Morse, do blog SeatSmart, colocou sua teoria em números e gráficos – o que sempre causa uma boa impressão na postura de entender um argumento.
O que ele fez foi compilar letras de músicas que ficaram por mais de três semanas no topo de paradas da Billboard, enviá-las para um site que analiza o grau de qualidade do texto (?) e comparar os resultados dentro de gêneros.
Ele concluiu que, enquanto o Hip Hop e o R&B tem as letras mais pobres, a música Country é a que exige mais de seus ouvintes. Dentro dessa análise, Eminem é mais letrado que Beyoncé, enquanto Nickelback é mais desafiador que Foo Fighters, assim como Mariah Carey tem muito mais poesia do que Lady Gaga.
A ação de publicar sua pesquisa gerou reações contrárias por todos os lados, inclusive as que apontam as (óbvias) falhas na medição automatizada das letras. Contudo, o mais interessante é que pouca gente, ou quase ninguém, parece ter ficado surpresa com a ideia de que a música que mais faz sucesso está cada vez menos inteligente.