Capas de Discos e suas Origens

the-killers-hot-fuss

Se todo disco traz uma história, é pela capa que ela começa a ser contada. Não é de hoje que artistas e gravadoras pensam estrategicamente a arte que vai dar a cara ao álbum – não só porque tem o poder de ajudar a vendê-lo, mas também porque vai embalar aquele conjunto de canções e vai ajudar a dar algum sentido a elas. 

Mas até as capas de disco têm a sua história. Prova disso é o Tumblr Art of Album Covers, que revela a inspiração por trás de algumas das capas mais marcantes da música. Elas vem de filmes, fotos, recortes de jornal e até mapas, ganham nova forma e acabam indo parar no nosso iTunes. 

Descobrir que a simpática moça que ilustra Leisure, do Blur, vem de um anúncio de tocas para natação dos anos 30; que os caracteres chineses na capa de Hot Fuss, de The Killers, significam “fabricação de material de construção”; ou que a capa de An Awesome Wave, de Alt-J, é baseada em uma imagem de radar do delta do rio Ganges é o tipo de detalhe que pode trazer mais significado a um disco – ou, pelo menos, te munir de trívias pra impressionar os amigos numa mesa de bar.

blur_tocadenatacao
blur_leisure
altj_radarganges
altj_anawesomewave
beck_Komondor
beck_odelay
mrbungle_oiluminado
mrbungle_goddammitiloveamerica
bestcoast_partiturailoveyoucalifornia
bestcoast_theonlyplace
thekillers_predios
thekillers_hotfuss
thesmashingpumpkins_pintura1thesmashingpumpkins_pintura2
thesmashingpumpkins_melloncollieandtheinfinitesadness

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.