Gitta de Ridder: O Som Doce de Londres
Gitta de Ridder não é um nome tão comum para uma cantora inglesa. Na verdade, a guria é holandesa, porém radicada na Terra da Rainha. Gitta é uma cantora que conheci em Londres em 2012, quando me apresentei ao lado do ex-projeto dela, This Is My TV, um duo indie-eletrônico. Desde então, não ouvia mais notícias da dupla, e um dia vi uma música bonitona circulando pelo YouTube. Quem era a responsável pela voz? Gitta de Ridder. Ela lançou um projeto solo, com músicas tocadas só com o violão, cantadas com uma voz doce e suave, e cheia de esperanças para atingir a terra do rock.
Na entrevista abaixo, Gitta nos conta um pouco sobre esta nova fase solo e o futuro para daqui dois anos.
Música Pavê: Alguns anos atrás, nós tocamos juntos em Brick Lane, em Londres, e você era vocalista do projeto This is My TV. Vocês deram um tempo?
Gitta de Ritter: A dupla ainda existe no dia-a-dia, mas não na música. Sim e eu somos casados e separados musicalmente. Antes mesmo de eu conhecê-lo, eu estava fazendo minhas coisas por conta própria e tocando acústico na Holanda, onde eu cresci e fiz alguns shows. Eu percebi no ano passado que fazendo as coisas sozinhas eu me sentia mais à vontade, então eu decidi retomar com o projeto acústico “by myself” e me afastar um pouco do som eletrônico que fazíamos no This Is My TV. Eu sinto falta, mas estou extremamente feliz com o meu projeto.
MP: This is My TV fez shows em alguns países da Europa, fora a Inglaterra. Este seu novo projeto pretende alcançar outros países novamente?
Gitta: Eu estou planejando voltar para a Holanda e Itália na primavera e obviamente traçarei mais rotas pela Europa posteriormente. Eu espero conseguir, mas determinação já é metade do trabalho.
MP: Você ainda se mantém na cena independente, correto? Quão difícil está sendo gerenciar a própria carreira?
Gitta: Exato. Estou independente. É fácil agenda shows, mesmo que na Inglaterra seja difícil arrumar shows com cachê, especialmente quando você não é um artista conhecido, mas isso vai mudar sem dúvida. É bem difícil trabalhar fazendo tudo por conta própria, mas é divertido e gratificante.
MP: Quais seus planos para daqui dois anos?
Gitta: Daqui dois anos eu quero lançar meu primeiro álbum, do qual venho sonhando por 10 anos. Sempre faço EP’s com os projetos que me envolvo. Esta é a primeira vez, em cinco anos, que eu me sinto à vontade para fazer alo que quero, e vou trabalhar para atingir meus objetivos.
Curta mais entrevistas exclusivas no Música Pavê