Google lança infográfico com 64 anos de música
Para promover seu serviço de venda de música, nosso querido e famigerado Google lançou um infográfico que compila o resultado de uma extensa pesquisa por 64 anos do mercado fonográfico norte-americano, mostrando o volume de produções dentro de gêneros e estilos.
Duas coisas saltam à vista: Primeiro que nossas suspeitas estavam certas e a música dita “alternativa” deixou de ser o lado-B para ser a protagonista da cena (mais ou menos quando um partido de esquerda sobe ao poder, sabe?), daí a necessidade de rever o conceito de “alternativo”.
A segunda requer uma observação levemente maior. É a repetição de álbuns entre os gêneros, já que as palavras que usamos não dão conta de classificar a música feita de uns bons tempos pra cá. Ou seja, o raciocínio de tentar organizar uma produção que constantemente tenta quebrar barreiras estéticas não faz assim muito sentido.
De qualquer forma, vale a pena passear pela linha do tempo, até mesmo para relembrar alguns discos incríveis que você não ouve há uns bons anos: Music Timeline.