Música e Part Nouveau
“Eu vejo o futuro repetir o passado”, como já dizia Cazuza, é uma tática muito usada em vários âmbitos profissionais ou pessoais. Costumamos dizer que umas coisas procuram influências em outras, ou então que uma pessoa faz referência a outra em sua obra.
Para evidenciar esse comportamento natural dos seres humanos, a historiadora de moda Lilah Ramzi criou o blog Part Noveau, onde mostra a semelhança em algumas imagens no mundo fashion, e que foi fica de nossos amigos do BLCKDMNDS. Como já se era de esperar, encontramos algumas figuras do mundo da música espalhadas pelo site.
Na música, existe a influência de músicos e cantores que fizeram história, mas muitas vezes a imagem também é afetada por algumas referências, sejam elas de atores, cantores ou até mesmo estilistas.
Então, trouxemos aqui as referências de alguns músicos que aparecem às vezes no Música Pavê:
Todos já conhecem essa foto de Lana Del Rey, mas nem todos sabem que o fotografo Ivring Peen, em 1995, pretendia fotografar a beleza e a natureza morta, tendo produzido a foto conhecida como Bee, que em 2012 foi reproduzida pela revista Russa Interview, pelos fotógrafos Sean e Seg, usando Lana como modelo.
Miley Cyrus, em sua época “princesa Disney” compareceu ao Oscar de 2009 com um modelo muito semelhante a um Dior de 1949.
Mais uma referência a Ivring Peen, dessa vez Gwen Stefani aparece em 2012 com um chapéu semelhante a uma flor gigante, semelhante à capa da Vogue de abril de 1995, feita pelo fotógrafo.
Em uma foto mais antiga, Ivring Peen capturava a imagem de sua esposa em um vestido de alta costura, no ano 1950. Já em 2012, a capa de setembro da Vogue trazia Lady Gaga com um vestido com o mesmo desenho.
O collant usado por Tina Turner em 1979, serviu como inspiração para Beyoncé que também arriscou no couro, rendas e um decote profundo.
Mais uma vez, Beyoncé procurou referências no mundo artístico afro-americano para construir mais um figurino. Dessa vez, sua inspiração foi Josephine Baker e sua saia feita de bananas, vinda desde 1926.
Neste ano, Justin Timberlake trouxe de volta uma referência de James Dean. A foto original foi feita por Phil Stern em 1955, pouco antes da morte do ator. Já a do cantor Pop, foi feita por Hedi Slimane.
O vestido da Alta Custura Punk que causou reboliço em 1994, utilizado por Elizabeth Hurley Safety, causou o mesmo efeito em 2012, quando Lady Gaga decidiu usá-lo.
Para fechar, a influência de Isabela Blow, conhecida por fazer uma moda egocêntrica, bem o estilo de Lady Gaga. A primeira foto foi tirada em Paris em 1988 e em 2010 vimos Lady Gaga usando algo semelhante na cabeça, só que um pouco mais chamativo.
Curta mais de fotografia e moda no Música Pavê
Pingback: Mais Lidos e Vistos de Outubro/2013 : Música Pavê