All Folks Fest 5
Com muita dança, música, pipoca e paçoca, a quinta edição do All Folks Fest animou a noite chuvosa de muita gente no último sábado, 29 de junho. O festival voltou para o Centro Cultural Rio Verde e teve apresentações de Benjamin, The Outside Dog e O Berço. Todos que foram ainda aproveitaram uma animada festa junina, com direito a comida, barracas com brincadeiras e até correiro elegante durante os shows.
A noite começou com Benjamin no palco e uma galera sentada no chão curtindo o som do violão dedilhado tocado por Diego Oliveira. Mesmo sendo só ele no palco, Diego capturou a atenção das pessoas que já se encontravam no local. Com muita simpatia e bom humor, o músico baiano agradou com suas músicas calmas, letras em inglês e até um cover de The Tallest Man on Earth.
Em seguida, quem se apresentou foi a banda The Outside Dog. Com uma vibe bem parecida com The Avett Brothers, os paulistas (e carioca) animaram o festival. O público entrou no clima de festa junina e dançaram praticamente todas as músicas tocadas. O conjunto ainda teve participação de Bruno Peretti (guitarrista da banda Monoclub) em uma de suas primeiras músicas, Gilmore Lucassen ajudou a cantar Brown Eyed Girl de Van Morrison e, depois, Caio Corsalette também subiu ao palco para cantar Romaria, música que todos no show cantaram juntos. The Outside Dog fez um show incrível, com muita energia e humor, nos mostrando perfeitamente o que é a música folk.
O Berço continuou a festa animada até o final do festival. O público ainda começou uma quadrilha no meio do show e muitos estavam dançando e curtindo a última apresentação da noite. Os mineiros deixaram claro para os presentes que estavam extremamente felizes em estar se apresentando no All Folks Fest, o que animou ainda mais as pessoas. Um dos melhores momentos do show foi quando a banda tocou seu cover de Little Lion Man, da banda Mumford & Sons. O público cantava (ou melhor: berrava) a letra junto com os mineiros, dançavam, batiam palmas e faziam trenzinho em volta da pista. Por alguns minutos os fãs de Mumford conseguiram se imaginar em um show dos ingleses!
Foi a primeira vez que fui ao All Folks Fest e, chegando ao final, me arrependi amargamente por não ter ido nas outras edições. Tive sorte de pegar uma noiteespecial com pipoca de graça e barraca com latinhas estampadas com Bob Dylan e Johnny Cash, mas tenho certeza que as edições anteriores foram tão boas quanto essa e que as futuras serão melhores ainda. Nós temos que divulgar cada vez mais essa festa e mostrar para todos que ainda não foram, que vale muita a pena ir. Sinto que seja nossa obrigação mostrar para os fãs de folk que existe sim música do gênero feita com qualidade aqui no Brasil e que é só procurar e festejar junto com a gente na próxima.
Estaremos lá, com certeza.