Marcelo D2 – Dor de Verdade
O maior sambista de todos os rappers do Brasil continua firmando sua identidade como tal em um videoclipe simples e bonito que aposta na espontaneidade dos músicos no estúdio.
Para isso, Marcelo D2 convocou a ajuda de dois nomes de peso do mais nacional dos ritmos: Zeca Pagodinho e Arlindo Cruz. Cantando sobre saudade – o mais brasileiro dos sentimentos – os três participam com ajuda de alguns figurantes um videoclipe que pareceria ter saído do meio dos anos 90 não fosse o jogo de lentes e câmera usados na gravação.
O preto e branco ajuda na homogeneização dos dois estilos tão urbanos e que se casam perfeitamente na música – o que pode vir a culminar na tal “batida perfeita” que o músico procura. A beleza do primeiro plano do Rio de Janeiro cria uma certa expectativa de vermos novamente algo do nível durante o vídeo, o que não acontece.
Acima de tudo, o videoclipe funciona como uma boa homenagem póstuma a Bezerra da Silva, que está presente desde seu sósia no início à explícita menção no último plano, que felizmente teve a chance de ver ainda vivo seu legado em artistas como D2.