David Bowie – Where Are We Now?

Dez anos se passaram desde seu último álbum, Reality, lançado em 2003. E bem no dia em que completa 66 anos, David Bowie atualizou seu site, deu o recado no Twitter e lançou Where Are We Now?, single de seu 26o álbum de estúdio, The Next Day, previsto para março deste ano. O clipe, dirigido pelo artista multimídia Tony Oursler, parece misturar um pouco da linguagem dos lyric videos a gravações caseiras com cara de arquivo pessoal. Mas acaba indo muito além.

O cenário parece ambientar um antigo ateliê, abarrotado de objetos aparentemente desconexos. No centro, “pontos turísticos” de Berlim são projetados em uma pequena tela. Nesse filme dentro do filme, tudo começa no “muro”. A emblemática representação do que se tornou a cidade e o país após os conflitos que o ergueram e o puseram abaixo na década de 80. Em seguida, surgem cenas de locais marcantes não só para a trajetória de David Bowie, mas para a música e a arte local que tanto o influenciaram e, principalmente, no que tudo isso veio a se tornar. Se você for pesquisar, vai perceber o quanto cada um desses lugares estão mesmo relacionados à história do músico.

Em todo caso, na melancolia flaneur de um passageiro de trem que observa a cidade, está um senhor de alma feminina, um boneco de pano de duas cabeças, metade homem e metade mulher, questionando sua existência e permanência, seu presente e, quem sabe, sua própria morte. Como será o próximo dia? Por que se desligar do passado? Então por que se preocupar?

Ainda que um tanto enigmático e metafórico, o roteiro é intimamente conectado ao olhar do cantor sobre sua história com a cidade, onde viveu entre 76 e 79, além da relação entre esse período e a Trilogia Berlim, composta pelos álbums Low, Heroes e Lodger, produzidos em parceria com Brian Eno: também os mais aclamados de toda a sua carreira.

Talvez nostálgico, talvez um pouco crítico, o vídeo parece no fundo com uma frígida homenagem. Talvez, ele apenas sinta falta do que era Berlim antes de ceder aos seus próprios clichês. Não sei.

Avaliação MP:  4/5 ★★★★☆ 

Curta mais de David Bowie no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.