Deixa eu te contar mais sobre Keaton Henson
Quando fui escrever a resenha do clipe Kronos, que saiu na terça-feira 25 de setembro, comecei a pesquisar sobre esse novo lançamento e percebi que há mais para se dizer sobre o assunto do que eu imaginava. Calma, você já vai entender.
Se você é novo por aqui, Keaton Henson é um músico inglês que conhecemos em março com o lançamento do maravilhoso vídeo (e fascinante música) Small Hands. Ambos, clipe e faixa, cativaram equipe e leitores do Pavê de primeira, o que se agravou ainda mais quando saiu To Your Health e, principalmente, quando ele nos deu a entrevista mais bacana da história do nosso site, toda respondida em desenhos.
Bom, quando sua melancolia entoada pela doçura da combinação voz e guitarra nos conquistou de vez, eis que ele lança Kronos. Dê o play abaixo e entenda.
Kronos
Sim, é o mesmo Keaton Henson de sempre, mas em algo totalmente diferente – ainda que com algumas semelhanças, porém em uma nova roupagem. Ok, eu também fiquei confuso e é por isso que optei por escrever o artigo, não a resenha do clipe.
Primeiro, as informações. Kronos estará no EP Sweetheart, What Have You Done to Us, que será lançado em 5 de novembro. Esse é também o primeiro gostinho que temos de seu segundo álbum, o sucessor do absolutamente lindo Dear que será lançado em fevereiro de 2013. Ele foi gravado em Los Angeles, quando o produtor Joe Chicarelli (que tem The White Stripes, The Shins e The Strokes no currículo) o convidou para trabalharem juntos.
Keaton enfrentou seu medo de aviões e cruzou o Atlântico para passar dois meses no Novo Mundo, onde ele conheceu músicos da Band of Horses, The Raveonettes, Alberta Cross e Pearl Jam – novos amigos que serviram de convidados nas gravações das novas músicas.
E isso já explica muito da surpresa com Kronos, uma faixa com instrumental cheio e barulhento em uma ambientação extremamente diferente de todas as canções de Dear. Mas, ainda assim, é Keaton Henson – e digo isso não apenas pelo inconfundível timbre de sua voz.
As letras continuam mergulhadas em uma profunda melancolia, assim como sua interpretação hipersensível, à flor da pele, frágil e ousada ao mesmo tempo, como se suicidamente se arriscasse a abrir o coração. Ou seja, exatamente aquilo que nos conquistou nos trabalhos anteriores. Aliás, mesmo se você não manjar tanto de música vai conseguir “limpar” a faixa de tantos elementos e encontrar uma linha em comum com suas composições anteriores na melodia.
Quanto ao clipe de Kronos, ele vem no maior estilo A Bruxa de Blair e mostra uma caçada a um ser, talvez o lendário Pé Grande, em uma floresta. A câmera está em primeira pessoa e treme bastante em uma estética naturalista, acompanhando muito bem aquele certo desespero que há na música (pronto, já posso dizer que falei sobre o vídeo).
Os britânicos poderão conferir sua estreia nos palcos (Keaton tem pânico de estar em público, por isso não fez shows até agora) nos dias 3 e 4 de outubro. Duas apresentações em Londres cujos ingressos se esgotaram em uma hora e em sete minutos, respectivamente – um feito que só as maiores bandas costumam realizar (e olhe lá).
Todos esses fatos relatados aqui só ajudam a construir o fascinante personagem que é Keaton Henson. Que venham mais novidades, pois sempre estaremos interessados em conversar mais e mais sobre ele.
Grow Up With Me
Curta mais de Keaton Henson no Música Pavê