Batalha de Clipes: Fim de Férias em PB

Travamos mais uma batalha com o pessoal do Perdidos no Ar. Desta vez, com o fim de julho e a iminente volta às aulas prestes a acontecer, percebemos as cores sumirem ao nosso redor na perspectiva do retorno à vida de estudos. É o momento perfeito para escolhermos o clipe em preto e branco que melhor define o momento.

Conheça abaixo a nossa indicação e visite o Perdidos no Ar para ver qual o clipe que eles escolheram.

The Cranberries – Linger

Quem estudou ou estuda sabe que uma das piores coisas é voltar às aulas depois das férias, sobretudo quando reparamos que o nosso corpo já está desacostumado com acordar cedo ou quando reparamos que o transporte está mais lotado. Sério, é um horror. Contudo, nem sempre o momento decreta a nossa infelicidade:  resta o lado bom da volta, como reencontrar aquele amigo, a paquera, os professores massas e toda atmosfera legal da escola, que tu com certeza sentirá falta quando estiver formado.

Pensando nesse universo, separamos um clipe, um clássico daqueles, que sendo classe A é capaz de transparecer de um jeito ou de outro o mês de agosto quando as escolas e as faculdades estarão cheias novamente. Seja pelo exemplo bom ou o ruim de voltar aos estudos.

A banda irlandesa The Cranberries, com seu Linger, dirigido por Melodie McDaniel, nos remete a tantas lembranças escolares que nem sabemos ao certo o motivo. Linger que significa “demorar”, já pode trazer o primeiro indício, ou seja, aplicando a palavra para nossa realidade, realmente pensamos que os momentos de euforia, longe da morada da preocupação, demorarão em passar.

E essa demora que vemos no clipe. Concebido em preto em branco, a sua câmera visita um quarto, corredores, pessoas em suas diversidades, guardando por meio do rosto angustiante uma mesma semelhança. Elas ora se misturam, ora não.

Entre imagens registradas no tom sombrio com toques de luzes sempre piscando, observamos uma serena Dolores O’Riordan, a vocalista, em perfeita harmonia com o contexto, passeando pelos espaços.  Com efeitos de raio-x nos personagens, também reparamos uma relação direta de todos com o tempo, o relógio – momento, em que podemos voltar a relacionar não só com a escola, como também com o nosso próprio tempo aqui presente, como as ocasiões gritam mentiras a todo instante aparentando uma extensão que não acontece de verdade.

Portanto, ao invés de reclamar, podemos celebrar tudo o que se passou e o que vai passar, colocando essa música no volume máximo, coroando a nossa vida, as nossas lembranças, os nossos dramas e tudo mais que nos faça estar vivo.

E é por isso que Linger é o clipe que melhor traduz a vibe do fim das férias – dramático e preto-e-branco. O pessoal do Perdidos no Ar discorda, visite o blog para saber qual o vídeo que eles indicam.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

1 Comments on “Batalha de Clipes: Fim de Férias em PB

  1. Pingback: Fim de Férias em Preto e Branco - Perdidos no Ar

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.