5 Duos que Não Podem Faltar em sua Playlist
Quando duas pessoas com talento se juntam, é sucesso na certa. Um casamento bem realizado gera inúmeros frutos e muitas vezes essas uniões na música são “extraconjugais”, como é o caso de artistas que já possuem uma carreira, mas acabam saindo dela, ou até mesmo em paralelo constroem algo novo com alguém.
Sendo assim, trago cinco duos que considero um casamento bem sucedido de dois talentos. Tem de rock a eletrônico a folk. Brasileiros ou não, são minhas apostas para uma playlist gostosa de se ouvir.
Um dos mais tocados no meu Last.fm, o duo The Black Keys já é conhecido de bastante gente, mas para quem não sabe, é formado pelo vocalista e guitarrista Dan Auerbach e pelo baterista Patrick Carney. Apesar da banda ter nascido em 2001, apenas em 2010 ela explodiu e conquistou de vez os palcos pelo mundo com seus dois últimos álbuns, Brothers e El Camino. O som é uma mistura de blues com rock, mas nada que caia na simplicidade ou no clichê, já que eles também tem uma pitada de ‘som de garagem’. É uma dupla quase obrigatória em sua playlist.
Mais um grande conhecido, mas dessa vez de um genêro bem diferente, é o duo francês Justice. Gaspard Augé e Xavier de Rosnay ficaram conhecidos em 2006, antes mesmo do lançamento de seu primeiro álbum, que veio em 2007. O som é um eletrônico envolvente e eles tem como símbulo uma cruz, que sempre é uma atração a parte em seus shows. São conhecidos também por seus vários remixes e pelo documentário que fala sobre a carreira deles. Pra quem gosta de eletrônico, é obrigatório tê-los na playlist e, pra quem não gosta, vale a pena conhecer (e quem sabe acabar gostando?). Confesso que, quando começo a ouvir, é dificil parar.
O duo produz um folk que puxa um pouco de country alternativo e é formado pela lindíssima atriz Zooey Deschanel, que conhecu o músico M. Ward em um set de filmagens. Como todo talento é pouco, resolveram partir para um casamento musical, que – ao meu ver – deu muito certo. Com três álbuns produzidos em estúdio, sendo o último dedicado ao Natal, eles me conquistaram logo no primeiro disco com o single Why Do You Let Me Stay Here?. Com álbuns calmos e todos bonitinhos, a Zooey é presença garantida na minha playlist e recomendo que façam o mesmo.
No Brasil, é raro encontrar duos que não sejam de sertanejo, mas ainda assim temos ótimas escolhas – como é o caso dessa dupla, formada por Pitty, conhecida pela banda de rock homônima, e seu guitarrista Martin. Logo no começo, em uma brincadeira, se classificaram como “fofolk”, que seria o “folk fofo”. E seu som é assim mesmo, com harmonias doces e uma voz calma, porém, letras poéticas que se bem entendidas são lições para o coração. Sempre fui fã da Pitty mas não é por isso que sou fã de Agridoce, já que o som e a postura são entre os dois projetos é bem diferente. Ele foi feito por amor e sem grandes pretensões e deu super certo, conquista quem ouve. Som intimista, gostoso e altamente recomendável. Fui recentemente a um show e postei sobre ele aqui no Música Pavê.
Madrid
Um duo recente que tenho escutado bastante é esse tal de Madrid. Apesar do nome e das letras serem em inglês, se trata de um projeto brasileiro. Eles se comportam como banda estrangeira para conseguir alcançar todos os fãs que já conquistaram com seus outros trabalhos. Adriano Cintra fez parte do CSS e Marina Vello foi do Bonde do Rolê, bandas nacionais que tem um grande público lá fora. Eles entram nessa minha lista como “Duo Aposta 2012”. É um trabalho bem recente cujo disco será lançado em 09 de Julho, mas algumas músicas já podem ser ouvidas pela Internet. São justamente essas que me pegaram – faixas lindas com letras bem escritas e um som bem diferente do que era de se esperar de duas pessoas que vieram de bandas agitadas. Tocam usando piano e violão e isso, somado aos seus timbres limpos porém pesados, remete a algum tipo de clima dark. A música que mais gosto até agora coloco abaixo, lembra bastante um clima de cabaret. É uma dica para quem já gostava deles e pra quem gosta de conhecer bandas novas. É do tipo que põe na playlist e para tirar é bem difícil.
Curta mais listas 5+ no Música Pavê
Faltou Kings of Convenience 🙂
Gosto de todos, comecei a escutar ontem o album agridoce e realmente é bom, lento mas com melodia, instrumental que eu gosto, difícil mesmo de achar algo parecido aqui no Brasil.
Pingback: 5 Bandas Com Integrantes Demais : Música Pavê
conheci um duo de duas garotas alemãs chamado BOY fantástico também…
http://www.youtube.com/watch?v=zsyjS_vJfkw