Coletânea: Ao Vivo

Para comemorar a boa fase de shows no Brasil, vamos dar uma olhada em excelentes videoclipes gravados ao vivo. É uma boa tanto para aquecer quem vai aos shows deste fim-de-semana, quanto para quem está buscando consolo por não ter conseguido ingresso.

Muitas vezes, os clipes ao vivo são uma alternativa mais barata para as gravadoras que não querem ou não podem investir em uma produção maior. Ainda assim, alguns desses vídeos feitos em shows conseguem se destacar seja por sua visualidade, originalidade ou mesmo pelo contato com a platéia. Veja alguns exemplos:

Los Hermanos – O Vencedor – Feito com várias câmeras amadoras, esse videoclipe coloca o público como protagonista e registra a reação de diversas pessoas a uma das músicas mais contagiantes e emotivas da banda. Quem já viu os Hermanos ao vivo, sabe que esta é um dos pontos altos do show (e o clipe mostra que isso não é à toa).

Vetusta Morla – Valiente – Essa banda espanhola optou por fazer parecido com o videoclipe acima, com varias câmeras diferentes – todas de baixa qualidade – registrando diversos momentos durante a música. Não tem como não sentir junto com o vocalista a emoção de ouvir o coro que canta mais alto que ele os seus versos.

Caetano Veloso – Sozinho – O mestre baiano aumentou ainda mais sua popularidade no país com esse sucesso do cantor Peninha. O vídeo cativa ao contrastar o plano muito aberto, que mostra o cantor solitário no canto, quanto no super close que exala intimidade.

Coldplay – Clocks – Assistir a um show com tantos elementos no palco (músicos, telões, luzes, lasers) é um exercício de escolher o que se quer ver e observar uma coisa de cada vez. Esse vídeo parece tentar reunir cada um dos pontos de interesse na apresentação e acabar com esse problema de não saber para o que olhar. Isso tudo sem ser cansativo, mas seguindo o ritmo da música e criando um espetáculo visual.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.