Titãs – A Melhor Banda dos Últimos Tempos da Última Semana

Há dez anos, quando o mercado fonográfico começava a entrar em sua crise por causa da Internet, os Titãs lançaram o clipe A Melhor Banda dos Últimos Tempos da Última Semana, tirado do álbum de mesmo nome, que mencionava os produtos dessa indústria, descartáveis, efêmeros e de pouco valor.

No vídeo, o trabalho da banda é vendido por alguns centavos em botecos, comparado às muambas dos camelôs e até à pornografia. Ao mesmo tempo que estão em evidência em cartazes pela cidade e na televisão, estão jogados no lixo.

O diretor Mauro Lima optou por cenários e elementos que ao mesmo tempo que tem a aparência decadente, denotam atemporalidade – o que o preto e branco também reforça. Os cortes rápidos nos ajudam a ter a sensação do acúmulo de informação a respeito da banda pela cidade.

Se em 2001 essa canção fazia sentido, ela hoje permanece relevante, já que cada vez mais temos novos meios de dar 15 minutos de fama aos nomes que amanhã já não estarão mais em evidência. Vale lembrar que os Titãs gravaram isso já com 20 anos de experiência, depois de serem uma das bandas mais relevantes na música brasileira, e a década seguinte a esse lançamento os tratou mais ou menos como a canção descreve.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.