Soundgarden – Been Far Away Too Long

Dezesseis anos depois, a Soundgarden volta a lançar um novo CD de inéditas, porém não mostra sua cara. Pelo menos no clipe do seu primeiro single, Been Far Away too Longnão há nem sinal de nenhum integrante da banda, mas sim devaneios de uma vida enjaulada.

O vídeo mostra uma menina que tenta escapar de uma casa, que ora se parece a um manicômio e outras chega mais perto de um cativeiro. Uma espécie de altar feito com ossos e flores parece incomodar bastante nossa protagonista, que passa o clipe explorando a casa onde está presa.

A parte mais bonita da obra é quando a prisioneira encontra um quarto onde há algumas árvores e neve. O mais interessante é que neva dentro da casa, algo bastante poético, podendo fazer relação a ideia de que atualmente encontramos tudo em baixo no nosso próprio teto.

Para finalizar, acontece o inesperado: após ser perseguida por pastores alemães, nossa protagonista vira pó. Ela entra em um quarto repleto de neve, onde encontra mais um altar, com um crânio com grandes chifres. Assim como fez da primeira vez, ela tenta dar um tapa nos ossos, porém acaba se cortando. Aí vem a surpresa: a garota vira uma espécie de estátua e explode.

O videoclipe inteiro é meio fantástico e abusa da imaginação, então esse fim vem a calhar. É uma forma de expressar o que a letra da música quer passar, como o fato de não ter lugar para ir, estar preso e não saber onde encontrar vida inteligente, por exemplo.

Indo além, a letra pode expressar um pouco também da trajetória da banda durante estes dezesseis anos em que os músicos estiveram separados: “Eu só queria uma pausa, estive longe por muito tempo”.

O clipe, sem dúvidas, tem uma estética muito bonita. Não usa o apelo sexual, a menina que percorre a casa aparece completamente vestida e não é a mulher mais bonita que já apareceu em um clipe, digamos. Fato, que sinceramente, é de se admirar, porque mesmo assim, você sente vontade de voltar a vê-lo pelo enredo pelos cenários deslumbrantes.

Avaliação MP:  3.5/5 ★★★½☆ 

Curta mais de Soundgarden no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.