James Blake – Retrograde

james blake

Há uma certa urgência na voz de James Blake. Sempre me parece que ele canta pra não estar sozinho – não que a música lhe faça companhia, mas seus versos gritam por socorro, atenção ou carinho, ou os três, em meio à sua timidez. Talvez, de todos os medos de uma pessoa introvertida, o da solidão seja o mais difícil de se lidar.

Retrograde, a primeira música que foi lançada de seu segundo álbum, tem muito disso. Da sua abertura com “You’re on your own in a world you’ve grown” ao refrão com “and your friends are gone, and your friends won’t come”, Blake canta e nos conta que teme estar só.

Martin de Thurah foi quem comandou o videoclipe, gravado em locações próximas a Copenhague no dia anterior em que (dizem que) os maias previam que o mundo acabaria. Por mais distante que fosse a possibilidade disso acontecer, foi uma data em que muitos pararam para pensar como seria não viver mais – e não viver mais ao lado de quem se ama.

A queda de um meteoro é o que desencadeia a trama, que lida sensivelmente com a solidão e o medo por entre paisagens e cenários silenciosos, preenchidos pelos poderosos graves característicos do músico que constratam com sua triste voz.

O que mais surpreende é o envolvimento emocional que a ambientação de ficção-científica consegue causar no espectador, mesmo que quase não vejamos o rosto da protagonista – mostrada aqui em um paralelo interessante entre uma motoqueira e uma astronauta, como alguém que retorna a um mundo (ou a um relacionamento) ao qual não mais pertence.

Avaliação MP:  4.5/5 ★★★★½ 

Curta mais de James Blake no Música Pavê

Shuffle

Curtiu? Comente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com