DJ Snake + Niniola – Maradona Riddim

Quando você assiste a um vídeo na TV, computador ou telefone (esses dois últimos, principalmente, em tela cheia), a imagem deitada tenta acompanhar a maneira com que nossa visão percebe o mundo, oferecendo uma imersão maior no que nos é apresentado. Quando a imagem é quadrada, ou na proporção 4:3, nosso cérebro já aprendeu a forçar esse mergulho e desligar o que está ao redor para focar só no vídeo. No fim das contas, tudo tem a ver com uma quebra de limites para o espectador chegar ao nível de pensar estar testemunhando a realidade acontecer à sua frente.

No caso de Maradona Riddim, clipe do produtor DJ Snake com a cantora nigeriana Niniola, existe uma grande vontade de estabelecer a ficção e desaproximar o espectador daquilo que ele está vendo. Para isso, o espaço no qual ocorre a ação é delimitado a um proporção de fotografia em modo “retrato” (ou seja, em pé), o que cria uma relação bastante diferente com a narrativa, como se aquele recorte da realidade já definisse que o que está diante dos seus olhos não é exatamente o mundo em que você está inserido.

E, de fato, é isso o que acontece. Para além da historinha sobre superação, a direção de Charlie Kaufman nos entrega enquadramentos belíssimos que trazem os formatos estabelecidos pela pintura e pela fotografia, só que em vídeo. Mesmo com um probleminha ou outro de narrativa aqui e ali, a obra sabe trabalhar sua identidade e, ainda por cima, surpreender o espectador desde os pequenos detalhes até a história lúdica.

Avaliação MP:  4.5/5 ★★★★½ 

Curta mais de DJ Snake no Música Pavê

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com