David Bowie – Where Are We Now?

Dez anos se passaram desde seu último álbum, Reality, lançado em 2003. E bem no dia em que completa 66 anos, David Bowie atualizou seu site, deu o recado no Twitter e lançou Where Are We Now?, single de seu 26o álbum de estúdio, The Next Day, previsto para março deste ano. O clipe, dirigido pelo artista multimídia Tony Oursler, parece misturar um pouco da linguagem dos lyric videos a gravações caseiras com cara de arquivo pessoal. Mas acaba indo muito além.

O cenário parece ambientar um antigo ateliê, abarrotado de objetos aparentemente desconexos. No centro, “pontos turísticos” de Berlim são projetados em uma pequena tela. Nesse filme dentro do filme, tudo começa no “muro”. A emblemática representação do que se tornou a cidade e o país após os conflitos que o ergueram e o puseram abaixo na década de 80. Em seguida, surgem cenas de locais marcantes não só para a trajetória de David Bowie, mas para a música e a arte local que tanto o influenciaram e, principalmente, no que tudo isso veio a se tornar. Se você for pesquisar, vai perceber o quanto cada um desses lugares estão mesmo relacionados à história do músico.

Em todo caso, na melancolia flaneur de um passageiro de trem que observa a cidade, está um senhor de alma feminina, um boneco de pano de duas cabeças, metade homem e metade mulher, questionando sua existência e permanência, seu presente e, quem sabe, sua própria morte. Como será o próximo dia? Por que se desligar do passado? Então por que se preocupar?

Ainda que um tanto enigmático e metafórico, o roteiro é intimamente conectado ao olhar do cantor sobre sua história com a cidade, onde viveu entre 76 e 79, além da relação entre esse período e a Trilogia Berlim, composta pelos álbums Low, Heroes e Lodger, produzidos em parceria com Brian Eno: também os mais aclamados de toda a sua carreira.

Talvez nostálgico, talvez um pouco crítico, o vídeo parece no fundo com uma frígida homenagem. Talvez, ele apenas sinta falta do que era Berlim antes de ceder aos seus próprios clichês. Não sei.

Avaliação MP:  4/5 ★★★★☆ 

Curta mais de David Bowie no Música Pavê

Shuffle

The Rapture - In The Grace of Your Love
Em um bom trabalho de montagem e direção, este é um daqueles videoclipes que assistimos e afirmamos que é sim possível criar vídeos de qualidade mesmo sem um grande orçamento ou muitos elementos em cena
MGMT - Your Life Is a Lie
Cheia de existencialismo e bom humor, a dupla promove seu disco homônimo através de um videoclipe marcante e divertido para uma música diferente das anteriores
César Lacerda: Os Porquês da Música
Durante turnê na Europa, músico mineiro residente no Rio mostrou tudo aquilo que já imaginávamos: Ele está destinado a ser uma das maiores vozes desta geração, merecidamente

Curtiu? Comente!

3 Comments on “David Bowie – Where Are We Now?

  1. Pingback: Os Mais Lidos e Vistos de Janeiro/2013 : Música Pavê

  2. Pingback: David Bowie – Valentine’s Day : Música Pavê

  3. Pingback: David Bowie – Love Is Lost : Música Pavê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com