Coletânea: No Doubt

Em 1996, uma banda californiana quebrou recordes ao ter seu single Don’t Speak no primeiro lugar das paradas nos Estados Unidos por 16 semanas. Desde então, o No Doubt participou do revival que o ska teve naquele fim de década, viu a vocalista Gwen Stefani se tornar uma das maiores celebridades da música no país e construiu uma carreira caprichada com videoclipes bem humorados com uma pitada de tragédia.Relembre-os aqui nesta coletânea e mate a saudade da banda enquanto eles gravam o novo disco.

Don’t Speak (1996) – Foi a música que colocou o No Doubt no primeiro escalão da indústria fonográfica. A temática das frutas apodrecendo dá continuidade à arte do álbum Tragic Kingdom e o vídeo parece já prever a superexposição que Gwen recebeu nos anos afrente, ofuscando os outros integrantes da banda. Dirigido por Sophie Muller.

It’s My Life (2003) – A versão da banda para o sucesso do Talk Talk lançado em 1984 teve clipe comandado pelo renomado fotógrafo David LaChapelle. Conhecido por seu uso nada discreto de cores e ângulos grandiosos, é interesante como ele usou os marrons e cinzas na maior parte do vídeo, mas fez questão de deixar os detalhes em cores quentes saltarem à vista. Esse foi o último clipe que a banda fez.

Ex-Girlfriend (2000) – E por falar em cores, esse clipe dirigido por Hype Williams segue a arte do álbum Return of Saturn e se inspira na estética japonesa e planos com horizontalidade bem definida. O resultado ficou, além de bem bonito, divertido.

Spiderwebs (1996) – Antes de Ex-Girlfriend, esse clipe trouxe referências japonesas. Não pela estética, mas em Spiderwebs a banda toca em um casamento enquanto os diálogos entre os convidados aparecem como legenda em japonês, com frases do nível de “Gosto muito de bolo” e “Excelente festa”, isso antes de telefones (sim, telefones) causarem um desastre na festa. Dirigido por Marcus Nispel.

Hey Baby (2001) – Fugindo à regra dos outros clipes, Dave Meyers fez um clipe que segue a proposta dançante da canção e, novamente, segue a arte do disco Rock Steady. A fotografia varia entre as sequencias na festa e as com o cenário virtual, mas o resultado é sempre tão divertido quanto os outros clipes da banda, por mais diferente que seja.

Veja outras Coletâneas no Música Pavê

Shuffle

James Iha - Speed of Love
O ex-guitarrista da Smashing Pumpkins lança novo disco, após 14 anos sem novidades na música, e um videoclipe com uma fotografia bonitinha, mas que não deve impressionar
Deftones - Romantic Dreams
Manobras radicais de skate, registradas em tomadas noturnas, dão o tom para o videoclipe da banda californiana seguindo bem um trecho da letra da faixa
Fernanda Takai - Partida
Vídeo que serve como abertura para o DVD "Na Medida do Impossível - Ao Vivo no Inhotim" foi lançado individualmente para acompanhar a música, com cenas feitas no local

Curtiu? Comente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com