Coletânea: Jay-Z e seu “4:44”

O rapper Jay-Z tem trabalhado incansavelmente o formato videoclipe na promoção de seu álbum 4:44. Sendo assim, o Música Pavê reúne aqui, de uma só vez, comentários sobre cada uma das produções lançadas até o fim de agosto com músicas do disco – com exceção de The Story of OJ, que já recebeu sua crítica no site.

Moonlight

Com direção de Alan Yang (da série Master of None), o clipe é na verdade um curtametragem que satiriza Friends ao colocar atores negros nos papeis principais enquanto acompanhamos o drama do protagonista que se sente deslocado naquela situação. O fim meio lúdico ficou legal com a música com um belo sample de The Fugees.

Avaliação MP:  4.5/5 ★★★★½ 

Bam (com Damien Marley e Sister Nancy)

Gravado na Jamaica sob direção de Rohan Blair-Mangat, a produção traz um formato documental para mostrar os músicos trabalhando na faixa, assim como cenas do país caribenho e a forte influência de Bob Marley na cultura local até hoje. Bonito e dinâmico, com bom uso das inserções de áudio.

Avaliação MP:  4/5 ★★★★☆ 

MaNyfaCedGod (com James Blake)

Lupita Nyong é a estrela do vídeo feita para uma faixa-bônus do disco. Na produção em preto e branco, ela interpreta a música através da dança e recita um poema do poeta persa Rumi, do século 13. Bonito e cheio de personalidade, o clipe foi dirigido por Francesco Carrozzini.

Avaliação MP:  5/5 ★★★★★ 

Kill Jay-Z

Uma das faixas mais emblemáticas de 4:44 ganhou também um dos clipes que mais grudam na memória. Com direção da dupla Gerard Bush e Christopher Renz, vemos uma narrativa de sentimentos à flor da pele através das ações do protagonista, entre a tensão da corrida nas ruas e a calma do boiar nas águas tranquilas – tudo em cenas de grande beleza, novamente em preto e branco.

Avaliação MP:  4/5 ★★★★☆ 

Adnis

Novamente com forte carga emocional, a produção traduz o conteúdo sobre a relação com o pai traduzido na metáfora do boxeador e seu treinador. A fotografia dramática combina com o slow motion para atingir o objetivo da narrativa, dirigida por Mark Romanek e Adam Richards.

Avaliação MP:  4/5 ★★★★☆ 

4:44

Com direção assinada por TNEG, a faixa-título do álbum recebeu seu vídeo mais emblemático, um curta que mistura imagens de vídeos virais, cenas de violência, inserções de outras músicas e belíssimas imagens de dois dançarinos, assim como cenas do próprio Jay-Z com Beyoncé no palco. Resume bastante o espírito de todo o álbum, e o faz de maneira sempre interessante.

Avaliação MP:  5/5 ★★★★★ 

Curta mais de Jay-Z no Música Pavê

Shuffle

The Saturdays - Notorious
Toda a vibe plástica da música pop eletrônica fica muito bem neste clipe colorido e bem-humorado
Adele - Hello
Retorno da cantora com seu álbum "25" é marcado pelo lançamento dessa produção, toda muito bem pensada para suprir as expectativas de sua volta sem perder seu lado sensível
João Capdeville - Sua Vitória
Em mais uma parceria com a produtora tocavideos, músico carioca lança videoclipe que comenta a solidão e a fuga pela noite na cidade, com belos planos, fotografia e interpretações

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com