Coletânea: Green Day

Juntos desde 1987, os californianos do Green Day conseguiram se firmar no mercado fonográfico e conquistar diferentes gerações nos últimos 20 anos, amadurecendo seu som sem perder sua essência. Com uma discografia tão sólida, o trio já foi parar na Broadway e virou figurinha carimbada em premiações, como no último Grammy.

Os clipes da lista foram escolhidos no canal da banda no YouTube, onde eles estão em altíssima qualidade. Para assisti-los, clique na janela de vídeo e oMúsica Pavê vai continuar aberto te esperando para ler mais.

Basket Case (1994) – As cores exageradas inserem as tendências da época no som punk rock da banda, que se apresenta em uma clínica psiquiátrica que dá cenário à letra sobre alguém que está ficando louco por causa do tédio da vida, em uma divertida música fez grande sucesso na época. Vídeo dirigido por Mark Kohr.

Warning (2001) – Este videoclipe, dirigido por Francis Lawrence, traz uma sucessão de quadros da vida de um cara que vive controverso aos bons conselhos. Corre com uma tesoura, bebe o leite estragado, entra na piscina após comer (diretamente do chão) e até aceita doce de estranhos. Ótimo exemplo do bom humor que marcou a banda na MTV.

Good Riddance (Time of Your Life) (1998) – A música que expandiu o público do Green Day é uma balada bem diferente das que consagrou o trio, mas que compõe bem com as outras faixas do álbum Nimrod. A canção fala sobre as mudanças da vida e foi tema do episódio final da série Seinfeld, se tornando um dos maiores clássicos do fim da década de 90.

Last of the American Girls (2010) – Com o tempo, a banda se firmou como crítica do seu tempo e da juventude americana com músicas e videoclipes como esse. A banda se apresenta em um deserto que serve também de lar para a personagem principal, apática e entediada. Seu único indício de interesse  é na música sobre ela mesma. Repare no figurino que faz analogia à bandeira dos Estados Unidos.

American Idiot (2004) – A canção que dá nome ao álbum (e ao espetáculo da Broadway baseado nele) foi a que mais marcou o início da fase mais engajada do Green Day. O verso don’t wanna be an American idiot (“não quero ser um idiota americano”) se tornou emblemático e o vídeo, com direção de Samuel Bayer, mostra os integrantes da banda em diferentes acelerações, mostrando como eles não estão alinhados com o sistema.

Shuffle

Câmera - Travel Musings
Registro de uma viagem aos desertos da Bolívia rendeu um belo videoclipe para uma das faixas mais introspectivas de "Mountain Tops" (e a música cujo verso batiza o álbum)
Mombojó + Laetitia Sadier - Summer Long
Clipe de temática subjetiva e alto teor poético mostra um personagem enclausurado no mesmo espaço em uma percepção invertida e interessante da passagem do tempo
Kendrick Lamar - DNA
Rapper adiciona mais uma edição à sua excelente videografia, agora com o amparo da atuação de Don Cheadle e co-direção do grande Nabil para uma obra dividida em dois atos

Curtiu? Comente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com