Arcade Fire – Reflektor

arcade fire

Primeiro, vieram as confirmações que Arcade Fire estaria trabalhando em um novo álbum e que James Murphy (LCD Soundsystem) estava na produção. Depois, o nome Reflektor começou a aparecer em diferentes ruas ao redor do globo e os rumores diziam que seria este o título do quarto disco da banda canadense. Após trechos “vazados”, um teaser que não revelava muito e as especulações sobre uma parceria com David Bowie, eis que a música é lançada através de dois videoclipes lançados ao longo do mesmo dia.

O primeiro é uma obra que permite a interação do espectador através de seu dispositivo móvel ou pelo mouse do computador. Brincando com conceitos óticos, a câmera simula uma íris que permite que quem está assistindo ao vídeo escolha o que será focado e iluminado na tela, ou ter seus movimentos prolongados.

Dirigido por Vincent Morisset, o clipe foi gravado no Haiti e documenta uma celebração da cultura local e de suas belas cores, com destaque para aquele vermelhão típico de registros feitos com ISO 100. Fica claro que a temática da nova obra da banda é sobre diferentes pontos de vista e como a realidade é refletida em diferentes níveis em cada um, a ponto da própria identidade do indivíduo refletir também sua visão de mundo. Você pode ter a experiência no site www.justareflektor.com.

Já a segunda produção veio sob o comando do renomado fotógrafo retratista Anton Corbijn. Nela, vemos os músicos do grupo usando máscaras de si mesmos enquanto transportam um caixão adornado com espelhos e CDs, assim como um homem que é visto ao longo do vídeo. Com grandes momentos marcantes e um trabalho que retoma e expande os temas desenvolvidos na produção interativa, o clipe consegue manter a atenção ao longo dos mais de sete minutos de duração.

E o mais interessante de tudo, ao meu ver, é como esse tema da perspectiva, do ponto de vista, reflexões e óticas é explorado em facetas tão diversas e passíveis de subjetividade quanto a própria temática se propõe a ser. E sim, David Bowie confirmou que contribuiu com o vocal da faixa – que, por si só, é nada menos do que sensacional.

Avaliação MP:  4.5/5 ★★★★½ 

Curta mais de Arcade Fire no Música Pavê

Shuffle

Luyse Costa e seus Desenhos
Conheça a artista paraibana que está desenvolvendo as ilustrações que acompanharão a coletânea Re-Trato, promovida pela Musicoteca com músicas da banda Los Hermanos. Veja alguns desenhos em primeira mão e teasers de algumas das canções
Entrevista: Memórias de um Caramujo
Gabriel Milliet, violão, sax, flauta e voz da banda, conversou conosco sobre a estética da canção autoral feita no Brasil hoje e o trabalho de fazer música engajada com arte
Gram - Condição
Em uma pegada mais emocional do que os outros clipes do disco "Outro Seu", banda dá novo vídeo à música presente na coletânea "/remix7", que já possuia um acompanhamento visual

Curtiu? Comente!

One Comment on “Arcade Fire – Reflektor

  1. Pingback: Arcade Fire mostra música “Afterlife” na TV : Música Pavê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com