Anitta + Mc Zaac + Maejor + Tropkillaz + DJ Yuri Martins – Vai Malandra

Tem Mc Zaac, Maejor, Tropkillaz e DJ Yuri Martins na primeira linha dos créditos, mas Vai Malandra é, e será lembrada para sempre, como um hit da cantora Anitta – como seu videoclipe faz questão de deixar claro.

Há duas grandes ótimas intenções em sua narrativa. A primeira e mais óbvia, sobre a qual todo o vídeo é construído, é colocar a cultura do funk carioca e das favelas em evidência – do bronze na laje com fita isolante ao boteco com bilhar, passando pelo modo de vida em comunidade, o baile e a vista privilegiada do Rio de Janeiro (a locação escolhida foi o Morro do Vidigal, na Zona Sul carioca).

A segunda é percebida principalmente no primeiro plano, que acompanha a cantora pelas nádegas sem maquiagem ou retoques digitais. Enquanto para muitos isso pode ser um mero detalhe – ou, veja só, um ponto negativo -, é o tipo de atitude de fato empoderadora ao passo que mostra que a naturalidade do corpo não diminui em momento algum a beleza ou o sex appeal da artista.

O que não pode ser esquecido ao analisarmos essas escolhas, porém, é o fato de que há uma grande marca por trás dessa e das outras produções do projeto CheckMate (no caso, a C&A), as decisões de levar essas questões às telas vêm muito mais de um apelo publicitário do que de uma intenção de mudança de fato.

A direção, por sinal, é do fotógrafo, videógrafo e acusado de abuso sexual Terry Richardson.

Avaliação MP:  4/5 ★★★★☆ 

Curta mais de Anitta no Música Pavê

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com