Selo Scream & Yell lança tributo a Walter Franco

O site de cultura pop Scream & Yell já homenageou nomes como Belchior, Milton Nascimento, Engenheiros do Hawaii, Paralamas do Sucesso, Skank e Alceu Valença, por seu selo de mesmo nome. Agora é a vez de Walter Franco.

A proposta é a mesma, convidar nomes da cena musical brasileira para regravar músicas de um homenageado, na qual cada banda coloca a sua fórmula na obra do artista em questão. Nesta coletânea é importante perceber o quanto em comum os artistas têm com Walter, seja na sonoridade imprevisível ou na lírica profunda em suas próprias obras, para então formar esse disco de releitura algo original.

Um Grito Que Se Espalha, além de nome deste disco, é também uma frase da música Canalha do homenageado, interpretada aqui pelo músico André Prando, a segunda faixa das revisitadas. É de enorme importante relembrarmos a obra do paulista porque ela é ímpar, algo que andava à margem do que estava sendo feito no Brasil nos anos 1970. Suas canções não se enquadram no MPB, ou no grupo vanguardista do movimento Tropicália. Franco tinha um caráter mais experimentalista, longe dos padrões musicais radiofônicas e, ainda assim, conseguia dialogar com com qualquer público. Um obra assim, um grito desse, tem mesmo que ser espalhado.

Leonardo Vinhas é o produtor responsável por trazer esse diálogo de volta, com a masterização por conta de Otávio Bertolo, enquanto a capa é assinada por Daniel Floriano. Além das bandas brasileiras, a novidade da vez é trazer gente do Uruguai (Buenos Muchachos), Chile (Dadalú) e Colômbia (Sérgio González Ariztizábal, da banda Surcos).

1) Pátio dos Loucos – Dado
2) Canalha – André Prando
3) O Dia do Criador – Consuelo
4) Mixturação – BIKE
5) Cena Maravilhosa / Eternamente – Joe Silhueta
6) Serra do Luar – Tamy
7) Revolver – Juliano Gauche
8) Quem Puxa aos Seus Não Degenera – Os Gianoukas Papoulas
9) Um Lindo Blue – Seamus Rock
10) Vela Aberta – Pão de Hamburguer
11) Coração Tranquilo – Dadalú
12) Me Deixe Mudo – Marcelo Callado
13) Feito Gente – LaCarne
14) Respire Fundo – Buenos Muchachos
15) Desprendáte – Sergio Gonzalez Ariztizabal (faixa bônus)

Shuffle

Curtiu? Comente!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com