Shows de 2013 que Nunca nos Esqueceremos

alabama shakes

Pra fechar as listas de 2013 que publicamos nas duas últimas semanas, a gente queria fazer alguma coisa com música ao vivo (respeitando o espírito do site, que tem uma seção só pra isso), mas daí veio o dilema: Como dizer quais foram os melhores shows se a experiência que você tem pessoalmente lá é tão única e não dá pra ser reproduzida pra outros verem? Assim, uma música que publicamos aqui é ouvida por cada um de seu próprio jeito, mas ainda assim é a mesma faixa. Já o show é efêmero, é daquele momento, daí fica difícil comparar um com o outro, porque cada experiência é muito única.

Com isso em mente, decidimos vir aqui pro nosso blog, ao invés de fazermos um artigo, e alguns pavezeiros contam qual foi aquele show que mais curtiu durante o ano – tarefa extremamente difícil, mas não impossível. Veja aí por onde andamos e o que vimos.

##The Hives (Lollapalooza SP, março)

“Com certeza, foi um dos melhores shows que fui nesse ano… e está no meus top shows da vida. A energia que a banda tem no CD aumenta dez vezes quando você vê ao vivo. Você não quer parar de se mexer, cantar e rir! A banda entra de terno, gravata e até cartola e acaba realmente virando um espetáculo! Show impecável, você não quer que termine nunca!” (Carolina Reis)

##Emicida (SP, setembro)

“No show de estreia do álbum O Retorno de Quem Nunca Esteve por Aqui, tive uma das noites mais bonitas da minha vida. O tão distante erudito falado em anos de faculdade conseguiu se reunir com o popular. Eles se tornaram um só. Isso já que a plateia era composta por pessoas de diferentes classes sociais e locais. Pela primeira vez, consegui ver uma ação, infelizmente com data de validade, que quebrou o conflito social econômico. Todos ali milionários de espírito, ouvindo músicas poderosas como se fossem hinos para a vida. O divino estava presente, eu tenho certeza. Música é encontro.” (Rômulo Mendes)

##Chris Cornell (Rio, julho)

“Um  show  que  mexeu  bastante  comigo  foi  o  do  Chris  Cornell (Soundgarden  e  ex-Audioslave).  Eu  tinha  o  sonho  de  adolescente  em  ir ao  show  dele,  porém,  nenhuma das bandas colocaram seus  pés  aqui  pelo  Rio  de  Janeiro.  No  dia  15  de  junho,  comemorando meu  aniversário,  tive  a  oportunidade  de  ver  um  dos  grandes  nomes  da música  internacional  frente  a  frente.  Foi  bem  legal  vê-lo,  em  versão acústica,  interpretando  canções  de  terceiros  e  outras  que  marcaram a sua carreira de sucesso (tanto com suas bandas, quanto na carreira solo).  A  simpatia  de  Chris  e  a  proximidade com  que  ele  trouxe  o  público  pra  si  foi  uma  das  marcas  da  sua  apresentação.”  (Guilherme Canedo)

##Selah Sue (LosAngeles, agosto)

“Fiquei completamente hipnotizada por essa garota! O show era pocket, ou seja, fiquei bebendo de sua música ali pertinho do palco, coisa de três metros. E ela ali, toda à vontade, contando sua vida através da música, dançando de um jeito forte, meio feminino, meio malaco. Eu estava viajando sozinha, mas, durante aquelas horas de show, me senti completamente em casa, dentro de mim mesma e das outras pessoas, ouvindo músicas muito verdadeiras e com aquela batida perfeita. Se bobear, o melhor show que já fui.” (Anna Rinaldi)

##Travis (Planeta Terra Festival – SP, novembro)

“O melhor show que vi em 2013 foi do Travis no Planeta Terra, pois há anos eu esperava vê-lo ao vivo e o show foi marcante, com os clássicos do The Man Who e do The Invisible Band, além das canções do novo álbum, que são fodas. O único ponto negativo para o show foi o calor escaldante das 17h45 em pleno horário de verão.” (Rubens Filho)

##Mayer Hawthorne (SP, dezembro)

“Delirei com Grizzly Bear, fui atropelado pela força de Jair Naves e hipnotizado por Boogarins e Apanhador Só, depois dancei como louco com Selton (todos esses, shows nota dez), mas daí, quando eu paro pra pensar bem, acho que se tem um show que merece o título de “melhor” acabou sendo o que Mayer Hawthorne fez na semana passada em SP. Pensa um show que, mesmo se você não conhecesse nenhuma das músicas, ia curtir muito, mas muito mesmo. Foi uma enorme festa regada a hits, carisma e soul.” (André Felipe de Medeiros)

##Alabama Shakes (Lollapalooza SP, março)

“Alabama Shakes no palco é sucesso garantido. A vocalista e guitarrista Brittany tem a presença de palco necessária e mostra que realmente está se entregando para o público. Uma apresentação que, confesso, fez cair um pequeno cisco no meu olho.” (Gui Moraes)

E pra você, qual foi o show mais inesquecível de 2013?

Curta nossas listas de fim de ano e o especial O Som de 2013 no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.