Playlist: Nosso Som de Hoje

“MPB” significa pouco ou quase nada já há um bom tempo, seja porque o conceito de “popular” nunca é absoluto ou pela repetição banal do tema ter esvaziado seu sentido – ou ainda porque esses grandes nomes (MPB, rock, pop etc.) são nortes muito ilusórios para guiar a natureza de uma música ou de sua audição.

O que dá para fazer, e é importante que se faça, é estabelecer comparativos em menor escala para conseguirmos entender melhor como é o som de determinada época e local, tanto em estética, quanto em mensagem. E é isso o que a playlist da vez quer fazer, um pequeno panorama do que é Nosso Som Hoje no Brasil, com Castello Branco na capa.

Do artista solo à banda, do som mais convencionalmente popular àquilo que entendemos como alternativo, seja com samba ou seja com qualquer outra palavra que comunica pouco, a seleção traz algumas músicas lançadas nesta temporada e na anterior, com músicos de todas as regiões do país, para mapearmos um pouco da produção contemporânea – algo muito bom de ser feito de tempos em tempos. De quebra, você ainda ganha algumas dicas de novos nomes que pode ainda não conhecer.

Curta mais playlists do Música Pavê no Spotify

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.