Playlist: Ah, Os Anos 90…

n*sync

Para entender como eu chequei nessa lista, preciso contar uma historinha: nasci no final da década de 1980 e meus pais são bem jovens. Nesta época, minha mãe tinha 22 anos e meu pai, 23. Ambos estavam no último ano de faculdade e adoravam sair para dançar. Eles viveram toda a bagaceira dos anos 80, com direito a cabelo mullets e muito, muito lurex nas danceterias.

Como eles nunca gostaram de rock (RPM não entra na categoria rock, né?), cresci ouvindo sertanejo, já que a família da minha avó é de Ribeirão Preto, e pop. Era muito comum fazermos qualquer coisa com o som ligado e, com isso, cresci em meio a fitas cassetes – minha mãe tinha uma gaveta da sala cheia delas, e o porta-luvas do carro era um horror de barulhento por causa das caixinhas.

Como nasci junto da MTV (somos librianas), minha infância foi ao lado do Disk. A primeira pessoa que tenho lembrança de apoiar o pé no banquinho e falar aqueles nomes tão complicados de bandas internacionais foi a Sabrina. E daí foi, até as boys bands enlouquecerem as meninas (eu) e estourarem de um jeito incrível.

Sei que a primeira metade da década de 1990 viu o ápice do grunge, mas nesta mesma época as pistas ferviam ainda com as influências de 1980, R&B e do rap. Isso podia ser percebido claramente (e toscamente) pelos clipes da época, que eram um verdadeiro horror. Recomendo que assistam Pump Up The Jam pra ter uma ideia: roupa de academia tipo anos 80, mas com cabelo dos anos 90 e chroma key (lembrem-se que, nos Estados Unidos, a MTV já tinha seus dez anos e você era ninguém se não estivesse lá). Todos seguem mais ou menos a mesma estética pavorosa, até o incrível estouro das amadas boy bands.

É inegável que eles deram um belo jeito nos clipes e talvez por isso tenham se tornado o que se tornaram. Devo estar falando a maior bobagem do ano, mas as bandas de mocinhos já vinham arrumando o barraco desde Take On Me, do A-ha, que é um dos meus clipes favoritos até hoje. Enquanto as bandas de rock apostavam em vídeos que mostrassem os músicos tocando, as coreografias possíveis de serem imitadas viraram febre e os festivais das escolas bombavam com garotinhas no palco ao som de Everybody.

Essa coisa de meninos sem camisa e meninas estilosíssimas (Geri, um beijo. Devo ter tentado ser ruiva a vida toda por sua culpa) seguiu até o finalzinho da década, quando os clipes cheios de lasers e ~tecnologia~ viraram febre. Cher tacou um penacho na cabeça e foi dançar (em Believe), enquanto Jennifez Lopez e sua Waiting for Tonight marcaram a virada de 1999 para 2000. Afinal, quem não se lembra do medo do bug do milênio? (Britney reviveu esta bonita onda em Till The Word Ends).

Mas chega de falar. Espero que gostem da playlist!

Ah, Os Anos 90 from Música Pavê on 8tracks Radio.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

One Comment on “Playlist: Ah, Os Anos 90…

  1. A-mei… Quantas lembranças! Valeu Mari. 😉

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.