Sinta o Pulso: Síndrome da garganta seca

DIAGNÓSTICO:

Palavra parada. Síndrome da garganta seca.

CAUSA:

Pensamento desregulado, que ferve demais. Sobre a existência, sobre o que falta, sobre o que sobra. Vontades, alegrias, ingratidões, justiça e egoísmo de gente são os tópicos mais frequentes.

EFEITOS:

A alta atividade do pensamento dá à boca a sensação de que vai receber palavra. Ela se prepara, com todo o complexo mecanismo da fala. Contudo, só ganha silêncio, pois não há quem ouça. Com o passar dos dias, o acúmulo de verbo mudo entope as vias de comunicação, causando um distúrbio emocional. Palavra parada é um desvio sério, em que a garganta é constantemente usada pelo cérebro – ao invés da boca. Produz-se palavra, mas nada se pronuncia, pois – repito – não há quem, de fato, ouça.

MALES:

Em apenas um dia são criadas dezenas de ideias. No entanto, todo esse concreto é liberado em momentos de ansiedade e nervosismo. Tudo de uma vez. Ao discutir com outra pessoa, por exemplo, o corpo identifica a oportunidade de despachar assuntos, de abrir espaço para os novos que chegam. Os nervos interferem e, se deixar, a pessoa fala demais, palavras fortes e ferinas. Conhecer este vídeo de Jessie JNobody Is Perfect, me levou a detectar esta síndrome. Perdão por ter falado o que não queria, por não medir consequências, perdão pela confiança quebrada, por te tratar como se não o amasse. Para muitos, a síndrome da garganta pode soar como algo intencional, para machucar. Mas, não é. É tanta coisa pra falar, os assuntos se misturam na cabeça – e de forma tão lógica que até convencem. Na hora do bater de bocas, apesar da eloquência no discurso, é que se percebe que está divagando sozinho sobre temas que não são culpa de ninguém. Que arrependimento de ter começado certas discussões. De ter sofrido aquela última meia hora, e pra que? De repente, já não sei se falo sobre mim ou sobre ela. Só sei que entendo Jessie J na sua súplica. E, não sei o que ela andou falando, mas tá difícil não perdoar depois desta música.

Jessie J – Nobody’s Perfect

Curta mais da coluna Sinta o Pulso no Música Pavê

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

1 Comments on “Sinta o Pulso: Síndrome da garganta seca

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.