Rockologia: O Rock na Alemanha

O Rock na Alemanha surgiu em uma época delicada, depois do país ser derrotado nas duas Guerras Mundiais e precisar de ajuda para se reerguer. Os Estados Unidos enviou não apenas capital financeiro, mas também produtos culturais, como a música. Isso incentivou a juventude alemã a repensar e reconstruir sua concepção de nacionalismo ao mesmo tempo que se inseria no panorama musical mundial, em um processo que dura até hoje.

Em meados da década de 1960, a Alemanha já começava a produzir bandas de Rock que alçaram vôo rumo ao mercado internacional, como os Scorpions, uma das mais importantes do gênero no país. A partir deste pontapé inicial, muitas bandas ao longo das próximas décadas conquistaram um grande público interno e internacionalmente, criando uma identidade nacional através do Rock, para os jovens sedentos por esta necessidade, assim como o restante da população alemã e o Estado, que desejavam se desligar dos acontecimentos trágicos do governo Nazista através da apropriação de elementos externos dentro de seu território.

O Rock alemão desde o início de sua história se consolidou como mundial a partir do momento em que as bandas passaram a conquistar um sucesso significativo fora de seu país e levavam consigo a identidade nacional alemã por onde passava. Bandas de grande destaque como Silbermond, Kraftwerk, Rammstein, entre outras, hastearam a bandeira da Alemanha no topo da montanha da música, fazendo jus à qualidade e variedade do som produzido por lá.

Scorpions – Rock You Like a Hurricane

Rammstein – Du Hast

Silbermond – Ich Bereue Nichts

Veja mais análises da música pelo mundo na série Rockologia

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

2 Comments on “Rockologia: O Rock na Alemanha

  1. Pingback: Rammstein – Mein Land : Música Pavê

  2. Stein um stein é uma obra de arte do Rock, cantada por Till Lindmen (Rammstein). Para ficar eternamente na história do VERDADEIRO rock.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.