Laura Wrona, Artista em Erupção

Conheci Laura Wrona de uma das melhores maneiras de se ter um primeiro com um artista: no palco. E não era qualquer show, mas o lançamento de seu disco R.H. Volcano em julho, em uma noite de abertura para a Quarto Negro. Daquela apresentação, o que ficou para mim foi seu trabalho interpretativo em suas próprias composições, sabendo muito bem como comunicar seus versos. Cheguei a pensar que ela era atriz, até porque ela transparece aquela urgência que artistas que transitam entre diversas linguagens parecem ter para mostrar ao mundo o que viu.

E eu estava correto sobre a segunda parte, já que ela é designer e fotógrafa. Então, Laura carrega esse fardo de ser muito multi. Aliás, o nome do disco vem disso. Ela explica que se frustrou com entrevistas de emprego que eram hostis com seus múltiplos interesses e criou em seu faz-de-conta o departamento R.H. Volcano – Recrutamento e Seleção Natural, “onde são aceitas as diferentes linguagens artísticas simultâneas – e onde, garanto, não é necessário passar por dinâmicas de grupo”.

E toda essa simultaneidade aparece nas sete faixas do pequeno álbum, que fotografam quadros fáceis de enxergar e de se identificar, seja um sol inesperado que te faz pensar em alguém (Luz Linda), a dificuldade de acompanhar um relacionamento em descompasso (“encalho na areia como uma baleia que não sabe nadar”, em Baleia) ou o questionamento de como duas partes de uma relação se comunicam com o corpo (Dentes). É um daqueles discos que oferecem vozes amigas para te contar que “você está sofrendo mais que o necessário” (Sofrendo +) e deve fazer uma boa companhia para quem gosta de passar uma tarde conversando com músicas.

Vale ressaltar os diversos belos timbres que acompanham os arranjos das composições de Laura, principalmente as cordas. Dá pra ver que ela não só tem muito a dizer, como sabe bem como comunicar sua poesia, seja com as letras, com os instrumentos ou com o mais humano de seus recursos, que é seu vocal.

Você pode ouvir R.H. Volcano abaixo e fazer seu download no site oficial de Laura Wrona.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.