Entrevista: Ventre

Ventre

Na manhã de quarta-feira, tudo pareceu florir pra mim. Abri o Facebook e estava lá uma banda chamada Ventre, com um clipe de uma música que tinham acabado de upar. Despretensiosamente, como qualquer amante da música, assisti àquele belo vídeo e fiquei bastante feliz, me deu ânsia de Carnaval.

Os cariocas da Ventre, Gabriel Ventura (Lenine e Cícero) e Larissa Conforto, ex-integrantes do Tipo Uísque, junto do baixista Hugo Noguchi (Posada e o Clã e Salvador), deram um soco em mim e em outra “cambada” de críticos musicais por aí. Carnaval, primeira música do trio, já encontra-se na minha playlist e de lá, meus caros, não sairá tão cedo.

O clipe foi gravado na Aldeia de Arcozelo, uma antiga fazenda que virou o maior centro cultural em área da América Latina, na região sul-fluminense do Rio de Janeiro, sob direção de Philippe Noguchi e produção de áudio do Bruno Giorgi, que foi indicado ao Grammy Latino com a produção do álbum Chão do Lenine.

O Música Pavê correu atrás e trocou uma palavrinha com Gabriel Ventura, vocalista da banda. Veja abaixo a entrevista.

Música Pavê: Qual a relação do nome da banda (Ventre) com as músicas que vocês fazem?

Gabriel Ventura: Cara, as músicas vieram antes do nome (é claro) e o nome foi sugestão do Carlos Posada vendo um ensaio nosso, estávamos à procura de um nome e no intervalo do ensaio ele sugeriu “Ventre”, e fez sentido.

MP: Segundo você me relatou, outra música será lançada em breve, seguindo o mesmo esquema de Carnaval, gravada em sequência também em Paty do Alferes/RJ. O que podemos esperar dela? Por curiosidade: Por que gravar na Aldeia de Arcozelo?

GabrielPernas, vai pra um lado bem diferente de carnaval, é uma musica mais visceral, por assim dizer… Estou ansioso pra ver o que as pessoas vão achar dela. E a ideia de gravar na Aldeia veio de um grande amigo. Tínhamos pensando em outro lugar mas na última hora não rolou, então esse amigo sugeriu a Aldeia.

MP: Na música Carnaval, a produção é do Bruno Giorgi, que além de produtor, é um excelente músico e deixará, por exemplo, sua marca no novo álbum do Cícero (Sábado). Pode sair alguma coisa boa daí?

Gabriel: É claro que sim. Eu e o Bruno, assim como o resto da banda, somos amigos há muito tempo e nos damos muito bem musicalmente. Tem tudo pra dar certo e render bons frutos.

MP: A música Carnaval, em menos de um dia, obteve mais de 1000 views no YouTube. Isso era algo que vocês esperavam ou foi algo que pegou vocês de surpresa?

Gabriel: Pra nós foi maravilhoso, cara, uma banda que saiu do nada, só fez um show, é claro que não imaginávamos…Mas hoje as coisas vão rápido demais. Temos que trabalhar mais ainda para valer essa pequena atenção das pessoas.

MP: Vendo você tocar no festival Movimento – Mov, no solar de botafogo, você me lembrou bastante, enquanto tocava, o Rodrigo Amarante, porém senti que você deu um passo à frente no que podemos tratar do período Los Hermanos por ter referências como Garry Clark Jr. e até mesmo The Black Keys nos seus arranjos. Fazendo um apanhado de tudo que disse, eu pergunto: “O que é o som da Ventre”? O que as pessoas podem esperar das próximas músicas?

Gabriel: Não sei como definir a Ventre, cara, acho que a melhor definição é: “Ventre é Gabriel Ventura, Larissa Conforto e Hugo Noguchi”, nosso som vem dessa soma, da soma das nossas referências e experiências e é isso que você vai ouvir seja lá o que isso signifique. Eu escrevo sobre o cotidiano, a rotina, coisas que todo mundo pensa, não vou falar sobre o universo e outras vidas, falo sobre o casal, o sexo, a louça suja, sabe?

Curta mais entrevistas exclusivas no Música Pavê 

Shuffle

Os 5 Músicos Mais Fotogênicos
Lana del Rey é uma das artistas que fazem a alegria das câmeras (e dos fotógrafos), enriquecendo qualquer imagem com um carisma muito especial. Confira quem mais entrou na nossa seleção
Tiago Iorc + Duca Leindecker - Até Aqui
Dueto entre os dois músicos ganha vídeo com exercício de fotografia em contraluz, com a iluminação emoldurando os vocais para revelar a união e a beleza da composição
Mahmundi - Hit
Pelas ruas de São Paulo, cantora dá visualidade à canção que abre seu disco homônimo em um clima divertido e noturno, com referências televisivas que combinam com sua música

Curtiu? Comente!

One Comment on “Entrevista: Ventre

  1. Pingback: Mais Lidos e Vistos de Agosto/2013 : Música Pavê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com