Entrevista: Ventre

Ventre

Na manhã de quarta-feira, tudo pareceu florir pra mim. Abri o Facebook e estava lá uma banda chamada Ventre, com um clipe de uma música que tinham acabado de upar. Despretensiosamente, como qualquer amante da música, assisti àquele belo vídeo e fiquei bastante feliz, me deu ânsia de Carnaval.

Os cariocas da Ventre, Gabriel Ventura (Lenine e Cícero) e Larissa Conforto, ex-integrantes do Tipo Uísque, junto do baixista Hugo Noguchi (Posada e o Clã e Salvador), deram um soco em mim e em outra “cambada” de críticos musicais por aí. Carnaval, primeira música do trio, já encontra-se na minha playlist e de lá, meus caros, não sairá tão cedo.

O clipe foi gravado na Aldeia de Arcozelo, uma antiga fazenda que virou o maior centro cultural em área da América Latina, na região sul-fluminense do Rio de Janeiro, sob direção de Philippe Noguchi e produção de áudio do Bruno Giorgi, que foi indicado ao Grammy Latino com a produção do álbum Chão do Lenine.

O Música Pavê correu atrás e trocou uma palavrinha com Gabriel Ventura, vocalista da banda. Veja abaixo a entrevista.

Música Pavê: Qual a relação do nome da banda (Ventre) com as músicas que vocês fazem?

Gabriel Ventura: Cara, as músicas vieram antes do nome (é claro) e o nome foi sugestão do Carlos Posada vendo um ensaio nosso, estávamos à procura de um nome e no intervalo do ensaio ele sugeriu “Ventre”, e fez sentido.

MP: Segundo você me relatou, outra música será lançada em breve, seguindo o mesmo esquema de Carnaval, gravada em sequência também em Paty do Alferes/RJ. O que podemos esperar dela? Por curiosidade: Por que gravar na Aldeia de Arcozelo?

GabrielPernas, vai pra um lado bem diferente de carnaval, é uma musica mais visceral, por assim dizer… Estou ansioso pra ver o que as pessoas vão achar dela. E a ideia de gravar na Aldeia veio de um grande amigo. Tínhamos pensando em outro lugar mas na última hora não rolou, então esse amigo sugeriu a Aldeia.

MP: Na música Carnaval, a produção é do Bruno Giorgi, que além de produtor, é um excelente músico e deixará, por exemplo, sua marca no novo álbum do Cícero (Sábado). Pode sair alguma coisa boa daí?

Gabriel: É claro que sim. Eu e o Bruno, assim como o resto da banda, somos amigos há muito tempo e nos damos muito bem musicalmente. Tem tudo pra dar certo e render bons frutos.

MP: A música Carnaval, em menos de um dia, obteve mais de 1000 views no YouTube. Isso era algo que vocês esperavam ou foi algo que pegou vocês de surpresa?

Gabriel: Pra nós foi maravilhoso, cara, uma banda que saiu do nada, só fez um show, é claro que não imaginávamos…Mas hoje as coisas vão rápido demais. Temos que trabalhar mais ainda para valer essa pequena atenção das pessoas.

MP: Vendo você tocar no festival Movimento – Mov, no solar de botafogo, você me lembrou bastante, enquanto tocava, o Rodrigo Amarante, porém senti que você deu um passo à frente no que podemos tratar do período Los Hermanos por ter referências como Garry Clark Jr. e até mesmo The Black Keys nos seus arranjos. Fazendo um apanhado de tudo que disse, eu pergunto: “O que é o som da Ventre”? O que as pessoas podem esperar das próximas músicas?

Gabriel: Não sei como definir a Ventre, cara, acho que a melhor definição é: “Ventre é Gabriel Ventura, Larissa Conforto e Hugo Noguchi”, nosso som vem dessa soma, da soma das nossas referências e experiências e é isso que você vai ouvir seja lá o que isso signifique. Eu escrevo sobre o cotidiano, a rotina, coisas que todo mundo pensa, não vou falar sobre o universo e outras vidas, falo sobre o casal, o sexo, a louça suja, sabe?

Curta mais entrevistas exclusivas no Música Pavê 

Shuffle

Cover: Mr.Big canta Cat Stevens
A banda de hard rock encontrou na triste canção uma sucessora para o seu maior sucesso, To Be With You
Cinco Pares de Músicas que se Completam
Algumas faixas parecem encontrar suas "almas gêmeas" em outras correspondentes, seja em um mesmo álbum, em um trabalho posterior do artista ou em um disco querido
"Love and Harmonia": Hollywood canta o Brasil em "Rio 2"
Em vídeo exclusivo no Brasil, o diretor Carlos Saldanha comenta a participação de Carlinhos Brown no filme e o grupo Barbatuques fala ao Música Pavê sobre a trilha sonora

Curtiu? Comente!

One Comment on “Entrevista: Ventre

  1. Pingback: Mais Lidos e Vistos de Agosto/2013 : Música Pavê

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com