Destaque 2010: Arcade Fire

Confesso que relutei um pouco antes de ouvir The Suburbs. Talvez por todo o hype no lançamento (costumo me cansar de ouvir comentários positivos demais)(sério), talvez pelo trauma com o álbum Neon Bible (de 2007, que não conseguiu me conquistar como Funeral, de 2005), o fato é que eu demorei para de fato escutar o terceiro álbum do Arcade Fire.

Perda de tempo. Por mais que à primeira audição o disco e, principalmente, a canção-título não tenham me impressionado, quanto mais eu ouço as 16 faixas, mais elas me fazem sentido e descubro cada vez mais alma em cada uma delas. O coletivo é muito bem orquestrado e a narrativa através do álbum se mostra analítica e emocional ao examinar a vida nos subúrbios dos países de primeiro mundo.

O disco mistura momentos fortes como Ready to Start e Empty Room com outros mais calmos e igualmente marcantes, o caso de Modern Man, Suburban War e We Used to Wait. O som indie faz suas devidas referências às décadas passadas sem deixar de parecer contemporâneo. Talvez seja o trabalho que abre de fato a nova década, resumindo o som dos anos 2000 enquanto se baseia nas músicas que ouvimos antes deles.

De fato, The Suburbs já nasceu com a aura de “clássico”, seja pela repercussão entre a crítica e o espantoso número de vendas (lembrando que trata-se de uma banda indie), quanto pelo caráter quase épico presente nas músicas, contando a história da geração dos integrantes do Arcade Fire para o novo público que os ouve. Assista abaixo ao lindo videoclipe de Ready to Start, gravado ao vivo, que sumariza bem o talento, a musicalidade e o alcance de público que a banda tem. E se 2010 colocou eles de uma vez na história da música mundial, fica a expectativa para que seus futuros trabalhos tenham a mesma qualidade e relevância que seu terceiro disco.

Assista ao clipe da música The Suburbs, dirigido por Spike Jonze

Shuffle

Gotye - What Do You Want?
Personagens macabros estrelam a animação feita para uma música que fica entre o sombrio e o pop, presente no primeiro disco do cantor neo-zelandês, lançado em 2003
Grizzly Bear - Gun Shy
Tentando descobrir de onde vem sua energia criativa, a banda passa por diversos procedimentos científicos neste clipe que brinca com a estética dos GIFs animados tão populares pela Internet
Cinco Músicas Brasileiras Mais Bonitas de 2016
Entre músicas apaixonadas, melancólicas e mesmo divertidas, algumas faixas lançadas no país nos últimos doze meses destacaram-se por pura beleza

Curtiu? Comente!

One Comment on “Destaque 2010: Arcade Fire

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com