Crítica: Vanguart Entrega-se aos Fãs em DVD Ao Vivo

vanguart-dvd

(Foto de Roberto Lopes)

Já vi Vanguart ao vivo umas três vezes, além de ter acompanhado uma gravação, então não era surpresa alguma para mim ou para qualquer fã o envolvimento que a banda conseguiu transmitir no DVD Muito Mais que o Amor Ao Vivo. O que mais surpreende na obra é – fazendo jus a uma crítica dessas no Música Pavê – o formato escolhido para apresentar as músicas e a narrativa estabelecida ao longo do especial.

Com direção de Ricardo Spencer, músicas do disco Muito Mais que o Amor e outras favoritas do público (como Mi Vida Eres TuSemáforo Cachaça) foram registradas de maneira intimista, bem de perto, na sempre simpática arena do Centro Cultural São Paulo. Cercado de fãs, o grupo convida o público a entrar em suas canções no mesmo nível de emoção com que os músicos se entregam no palco.

As câmeras espalhadas pelo espaço aproximam cada olhar emocionado, gota de suor e sorriso satisfeito da tela, criando uma cumplicidade muito carismática na relação artista/espectador. A cenografia com tapetes e abajures ajuda nesse clima caseiro e íntimo, como se todos estivessem na sala de casa. A fotografia aproveita a deixa e aquece a dinâmica ao iluminar os músicos com cores de lâmpadas incandescentes e deixando os vermelhos dos instrumentos saltarem aos olhos.

Por entre as músicas, artistas convidados fazem leituras de cartas que dialogam com as letras do álbum – você logo vai reconhecer alguns versos das canções incorporados a um novo contexto -, um tema que Vanguart vem trabalhando em torno de Muito Mais que o Amor desde que o disco começou a aparecer. Essas pequenas inserções dramáticas dão um fôlego diferente para o show, fruto da delicadeza com que os intérpretes foram registrados, a maioria sob cores mais frias para equilibrar o conteúdo das apresentações.

O que fica da experiência de Muito Mais que o Amor ao vivo é poder participar da experiência do ao vivo com uma proximidade que poderia ser intimidadora com algumas bandas, mas mostra-se totalmente eficiente no caso de Vanguart e sua interpretação calorosa. Prepare-se para sorrir por horas após a sensação de ser abraçado pelos músicos e por suas composições em 78 minutos de espetáculo, algo que já conhecíamos dos shows e podemos agora, felizmente, guardar para sempre através desse registro.

Curta mais de Vanguart no Música Pavê

Shuffle

Urucum de Minas
Conheça o trabalho do grupo Urucum na Cara, que nos evoca memórias de sua terra natal, Minas Gerais, com seu som calcado nas raízes da música brasileira
Rodrigo Amarante na La Blogothèque
Músico carioca passeia por Paris acompanhado de seu violão para tocar músicas de seu álbum solo, "Cavalo", no maior estilo dos "Take Away Shows" do site
Maggie Rogers - On + Off
Cantora assume seu lado mais pop (mas sem qualquer excesso) em um plano sequência cheio de dança, metalinguagem e sorrisos leves para a câmera

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.

Contato

fale@musicapave.com