Cover: Beck canta Nick Drake

Que melhor maneira de reverenciar uma de suas maiores influências do que fazer releituras de suas músicas que você mais gosta?

Pois foi o que o cantor norte-americano Beck fez em 2005 ao postar em seu site três versões de suas canções preferidas do britânico Nick Drake. Três anos antes, o músico havia lançado o excelente Sea Change, que trazia arranjos de cordas e dedilhados de violão como os presentes no trabalho de Drake, então, Beck quis entender como ele tinha trabalhado essas melodias, daí gravou as músicas e presenteou os fãs com elas.

Pink Moon dá nome ao último álbum de Drake, logo antes de sua prematura morte, tornando-se disco e canção mais conhecidos dele. Beck ajustou o tom à sua voz e criou uma atmosfera ainda mais melancólica fugindo do voz-e-violão do original.

Nick Drake

Beck

Which Will é a quarta faixa de Pink Moon e também mostra Nick Drake explorando alcances variados de sua voz enquanto dedilha seu violão. Beck não mudou muito a original em sua releitura, mas dá sua cara aos vocais, ao invés de imitar Drake e sua voz característica acompanhada de um violão com cordas de aço e algumas notas agudas de piano espalhadas pela gravação.

Nick Drake

Beck

Por último, ele lançou também sua releitura de Parasite, do mesmo disco das anteriores. Essa é a que ficou mais diferente das três, com mais de um minuto a mais de duração e uma combinação de timbres mais agudos e vocal mais grave que os usados por Drake, encontrando a melhor harmonia bem no centro desse aparente desequilíbrio – o que fica perfeito com a interpretação mais emocionada do músico.

Nick Drake

Beck

Curte versões cover? Tem um montão aqui no Música Pavê. Fica a dica também do documentário A Skin To Few sobre Nick Drake, para quem quer conhecer mais desse grande músico.

Compartilhe!

Shares

Shuffle

Curtiu? Comente!

2 Comments on “Cover: Beck canta Nick Drake

  1. Pingback: Resumo da Semana 16-20/01 : Música Pavê

  2. Pingback: O universo melancólico de Nick Drake | PapodeHomem

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.