Cinco Nomes Muito Influentes da Música de Hoje

james-blake

Toda época tem aqueles que ditam moda. Talvez eles nem sejam os primeiros a investirem no estilo, mas acabam ficando marcados como ícones. Mais do que isso, influenciam toda uma multidão de outros artistas, até mesmo os mais experientes.

Na música de hoje em dia, estes cinco nomes tornaram-se comparações inevitáveis para diversos outros músicos e bandas.

##James Blake

Cantor e produtor na mesma medida, o moço britânico poderia investir só em sua visão sobre os timbres eletrônicos, ou em seu belíssimo vocal, mas escolheu unir suas próprias forças e criar músicas densas, geralmente etéreas, que preenchem qualquer espaço mesmo com poucos elementos. Influenciou e influencia desde gente que faz algo similar até músicos folk.

##Bon Iver

Por falar em música folk, as vertentes contemporâneas do estilo parecem estar divididas entre antes e depois de For Emma, Forever Ago (2007), que mostrou nada cai melhor para o gênero do que voz e violão com cara de lo-fi. Justin Vernon virou autoridade nos graves e falsetes que acompanham os versos emocionais e não mediu esforços para burlar seu próprio método e surpreender com músicas de dimensões muito superiores em seu segundo trabalho, Bon Iver (2011).

##Lana Del Rey

Outro “antes e depois” da música pop contemporânea, nenhuma outra cantora é usada como comparação quanto ela, nem mesmo Adele ou Amy Winehouse. A melancolia aliada à ousadia em um formato pra lá de vintage fizeram Lana uma referência imediata para toda uma geração – não só entre as mulheres, influenciando diversos cantores também.

##Washed Out

Um dos maiores ícones do estilo que ficou conhecido como chillwave, é (de longe) o menos popular desta lista, mas figurinha carimbada entre as referências de diversos músicos, produtores e DJs de hoje em dia, principalmente com os que teimam cantar sem os dotes naturais de James Blake ou Justin Vernon. Vale o bom gosto pelos timbres e as belas ambientações para os arranjos.

##Tame Impala

Nenhuma banda que faz um som dito psicodélico consegue escapar da comparação com a turma de Kevin Parker. O grupo australiano é influência direta ou indireta para o rock de hoje em dia como um todo, justamente ao resgatar referências que estavam no fundo dos baús por aí e criar músicas inesquecíveis com elas. Sucesso merecido.

Curta mais listas 5+ no Música Pavê

Shuffle

Beach House - Wishes
Cheerleaders e gladiadores se confundem no épico videoclipe da banda de indie pop, uma grande produção com fotografia noturna e edição ideais para entrarmos no clima certo da música
Sinta o Pulso: Pra Ouvir no Caminho de Casa
Jason Mraz e sua "93 Million Miles" se mostra como uma boa trilha sonora para quem passou muito tempo distante de tudo o que lhe era familiar. Leia, sinta e entenda
The Libertines - Heart Of The Matter
Violento e irônico, clipe coloca Pete Doherty e Carl Barât em sessões de tortura para entreter um público pagante, como um comentário do abuso de álcool e drogas pelo qual são conhecidos

Curtiu? Comente!

Comments are closed.

Sobre o site

Feito para quem não se contenta apenas em ouvir a música, mas quer também vê-la, aqui você vai encontrar análises sem preconceitos e com olhar crítico sobre o relacionamento das artes visuais com o mercado fonográfico. Aprenda, informe-se e, principalmente, divirta-se – é pra isso que o Música Pavê existe.